O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na estratégia de utilizar e fortalecer os sistemas fiduciários dos países, particularmente o Controle Externo, autorizou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) atue como auditor independente dos projetos e programas financiados pelo BID no Rio Grande do Sul.
O TCE realizará auditoria piloto sobre as demonstrações financeiras do Projeto de Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado (Profisco-RS), correspondente ao exercício de 2012. Para a Coordenadora-Adjunta da Procuradoria de Informação, Documentação e Aperfeiçoamento Profissional (Pidap) e Coordenadora do Profisco-RS, Dra. Paula Ferreira Krieger, “será uma grande parceria e um reconhecimento de suma importância para o Estado. A idéia é credenciar definitivamente o TCE/RS para realizar as auditorias externas em projetos financiados pelo BID”. Ela afirma que “se tudo correr bem na auditoria piloto, o Estado e seus Municípios não precisarão contratar uma empresa de auditoria externa”.
De acordo com Dra. Paula, isso representa uma grande oportunidade para todos os envolvidos e uma importante economia para o Estado. “Parabenizo a todos os envolvidos pelo empenho e persistência na negociação. Conseguimos demonstrar o potencial do TCE/RS e a disposição para enfrentar esse novo desafio”, diz.
Fonte: PGE/RS
