A convite da presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guaíba (Acigua), Cleni Ovalhe, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado José Sperotto (PTB), foi conferir, nesta quinta-feira (12), as condições do prédio da Delegacia de Polícia de Guaíba. O delegado da única unidade de Polícia Civil do município, Rafael Soares Pereira, relatou ao parlamentar que o local, além de não ter condições físicas de comportar a demanda de toda comunidade, também sofre com problemas estruturais básicos e já foi notificado por inadequação pela Vigilância em Saúde. “Não temos mais condições de serviço, não temos mais salas nem para colocar os estagiários, isso está prejudicando o nosso fluxo de trabalho”, disse.
Pereira expôs as tratativas que já vem ocorrendo junto à Prefeitura de Guaíba, Câmara de Vereadores, comunidade e iniciativa privada para que uma nova sede da delegacia seja construída. A dificuldade de liberação de verbas públicas e a burocracia levaram o Município, que estava representada na reunião pelo secretário de governo, Beto Scalco, a apresentar uma solução a curto prazo. “Enquanto não temos a garantia da obra, o caminho pode ser vocês utilizarem um prédio da Prefeitura ou alugado por nós enquanto continuamos unindo as forças para pressionar os poderes estadual e federal”, sugeriu.
Sperotto achou a proposta adequada e se comprometeu de fazer a intermediação com o governo do Estado. “Só preciso que vocês tirem um posicionamento formal, apresentando a situação e relatando todos os envolvidos na força-tarefa pela nova delegacia, que depois disso marco uma reunião com o governador”, afirmou o deputado.
Fonte: AL/RS