Neste sábado (25), o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Alexandre Postal (PMDB), fará a abertura oficial da colheita do arroz, em Restinga Seca, junto com outras autoridades. Para o presidente do Parlamento gaúcho, o início desta safra ocorre com perspectivas positivas, especialmente porque no evento, em sua 22ª edição, será apresentada a primeira amostra do etanol à base de arroz. Seis usinas de biocombustível deverão ser instaladas no estado até 2020.
O evento, que iniciou ontem (23) e encerra amanhã (25), é realizado a cada ano em uma cidade diferente, reunido expositores ligados ao agronegócio do arroz, como empresas de sementes, insumos, máquinas agrícolas, entidades governamentais e instituições de pesquisa, como a Embrapa e o Irga. A edição deste ano da feira é promovida pela Federarroz e pela Associação dos Arrozeiros de Restinga Seca.
A cidade que sedia a exposição localiza-se numa região grande produtora de arroz e possui em torno de 500 produtores do cereal. Com produção média anual de 2,5 milhões de sacas de arroz, Restinga Seca fica a 60 Km de Santa Maria e a 80 Km de Cachoeira do Sul.
Fonte: AL/RS