Últimas Notícias

Possibilidade de demissões em frigoríficos preocupa Schuch


O deputado Heitor Schuch (PSB) recebeu hoje em seu gabinete dirigentes da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul, Valdemir Correia, e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e região, Sérgio Pacheco, que manifestaram preocupação com a possibilidade de demissões em frigoríficos de aves e suínos em quatro municípios gaúchos: Santa Cruz do Sul, Roca Sales, Bom Retiro do Sul e Três Passos. As empresas foram adquiridas pelo Marfrig após a fusão da Sadia e da Perdigão, conforme determinação do Conselho Administrativo do Defesa Econômica (Cade) para evitar monopólio de mercado.

De acordo com os dirigentes, há informações de que, somente em Roca Sales, 300 trabalhadores serão demitidos assim que retornarem das férias coletivas, em fevereiro. “O temor é de que essa notícia se confirme e os desligamentos se espalhem para as demais unidades do Estado e do país”, afirma Schuch. “Do ponto de vista empresarial, talvez as demissões representem pouco impacto, mas para os municípios afetados as consequências serão terríveis. Precisamos agir antes que isso se concretize”, reforça.


Entre as ações previstas está a solicitação de uma audiência pública da Comissão de Economia da Assembleia Legislativa para discutir a questão, ação que envolverá outros parlamentares gaúchos. Schuch também agendou audiência com o secretário do Desenvolvimento e Promoção do Investimento do RS, Mauro Knijnik, no próximo dia 8 de fevereiro, às 16h. “Nossa preocupação é com o desemprego em massa e seus efeitos na economia dos municípios. A cartelização não é benéfica para o mercado e nem para a sociedade”.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Possibilidade de demissões em frigoríficos preocupa Schuch. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/possibilidade-de-demissoes-em-frigorificos-preocupa-schuch/ Acesso em: 07 jul. 2025