O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal (PMDB), deu posse, na manhã desta quarta-feira (1º) aos novos superintendentes e diretores da Casa. A cerimônia ocorreu na sala da presidência e contou com a presença dos deputados Ernani Polo (PP), Gilmar Sossella (PDT), Valdeci Oliveira (PT), Álvaro Boessio (PMDB), Alceu Barbosa (PDT), Ronaldo Santini (PTB) e Pedro Westphalen (PP), além de vários servidores que lotaram o local.
Durante a cerimônia, Postal registrou que há quase 30 anos atua na Casa, tendo ingressado como assessor parlamentar do então deputado estadual Antônio Lorenzi. Manifestou a intenção de valorizar a atividade parlamentar e o quadro funcional da Assembleia. “Minha principal tarefa é elevar a autoestima de parlamentares e servidores”, declarou. Ainda em referência ao início da sua trajetória no parlamento, Postal disse que daria oportunidade “aos que estão chegando”, sem deixar de levar em conta a experiência dos mais antigos. O presidente afirmou também que pretende apresentar os novos superintendentes e diretores em plenário, nas próximas semanas.
Assumem a Superintendência-Geral o até então chefe de gabinete do deputado Postal, Fabiano Geremia; a Superintendência Administrativa e Financeira, Álvaro Panizza Salomon Abi Fakredin; a Superintendência Legislativa, Fernanda Schnorr Paglioli; e a Superintendência de Comunicação Social, Marcelo Villas-Boas. A chefia de gabinete da presidência ficará a cargo de Acélio Tatsch Muratt.
Também foram anunciados os integrantes do Comitê Gestor, composto por servidores indicados pelos partidos que ocuparam ou ainda ocuparão a presidência da Casa. São eles: Roberto Scussel, pela bancada do PP; Artur Souto, pela bancada do PDT; Ricardo Haesbaert, pela bancada do PT; e Fabiano Geremia, Acélio Tatsch Muratt e Álvaro Panizza Salomon Abi Fakredin, da gestão atual, pelo PMDB.
Compõem a administração 2012/2013 da Assembleia Legislativa:
Superintendente Geral
Fabiano Geremia – Natural de Dois Lajeados. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor-geral da União Nacional dos Legislativos Estaduais e chefe de gabinete da Secretaria de Estado dos Transportes. Integrou o Conselho de Tráfego da Secretaria dos Transportes. Até então era chefe de gabinete do deputado Alexandre Postal.
Superintendente Administrativo e Financeiro
Álvaro Panizza Salomon Abi Fakredin – Natural de Porto Alegre. Graduado em Ciências Contábeis com pós-graduação em Gestão Fazendária pela PUC. Também possui pós-graduação em Auditoria Governamental e em Metodologia de Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É agente fiscal do Tesouro do Estado; ex-auditor do TCE; ex-presidente da ABOP/RS e da ACIRGS – Associação do Controle Interno do RS. Foi até este momento, assessor técnico da 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa.
Superintendente de Comunicação Social
Marcelo Villas Boas – Natural de Porto Alegre. Graduado em Jornalismo pela PUC/RS. Exerceu o cargo de Superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa em outras duas gestões.
Superintendente Legislativa
Fernanda Schnorr Paglioli – Natural de Porto Alegre. Graduada em Direito pela UniRitter. Ex-servidora do Tribunal de Contas do RS. Consultora Legislativa da Assembleia. Coordenadora do Gabinete de Consultoria Legislativa. Foi diretora do Departamento Legislativo da Assembleia – DAL.
Chefe de Gabinete da Presidência
Acélio Tatsch Muratt – Natural de Espumoso. Foi prefeito de Salto do Jacuí por dois mandatos. Diretor administrativo da Secretaria de Estado dos Transportes. Vereador e secretário de Obras de Cachoeira do Sul.
Procurador-Geral
Fernando Guimarães Ferreira – Natural de Porto Alegre. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Mestrado pela PUC/RS. Conselheiro do Conselho de Ética e Disciplina da OAB. Procurador da Assembleia Legislativa.
Presidente da Comissão Permanente de Licitações
Marco Antonio Karam Silveira – Natural de Porto Alegre. É graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e doutorando também pela UFRGS e especialista em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getulio Vargas/Rio de Janeiro. Procurador. Coordenador Judicial e procurador-geral adjunto da Assembleia.
Diretor de Assessoramento Legislativo – DAL
Thais Knijnick – Natural de Porto Alegre. Graduada em Direito pela PUC/RS. Possui Especialização em Direito Público pela Faculdade Projeção, Brasília. Até este momento era coordenadora da Divisão de Controle e Tramitação Legislativa do Departamento de Assessoria Legislativa.
Diretor do Departamento de Comissões Parlamentares
Ivan Ferreira Leite – Natural de Passo Fundo. Graduado em Nutrição pela Unisinos. Foi diretor de Orçamento e coordenador do Setor de Auxílios. Inicia seu terceiro ano como diretor do Departamento de Comissões.
Diretora do Departamento de Taquigrafia
Nádia Galho – Natural de Porto Alegre. Graduada em Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Francesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Estadual. Táquigrafa apanhadora e táquigrafa revisora. Coordenadora dos Serviços de Comissões. Coordenadora Administrativa e diretora do Departamento de Taquigrafia, por 8 Sessões Legislativas.
Diretor do Departamento de Orçamento e Finanças
Luiz Carlos da Silva Xavier – Natural de Porto Alegre. Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi secretário dos Transportes de Guaíba.
Diretora do Departamento de Gestão de Pessoas
Maria Avelina Fuhro Gastal – Natural de Pelotas. Graduada em Serviço Social pela PUC/RS
Possui Especialização em Educação pela UFRGS; especialista em Teoria Sistêmica pelo Centro de Estudos Formação só Indivíduo. Foi diretora da Escola do Legislativo e diretora do Departamento de Comissões Parlamentares.
Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação
Eduardo Seganfredo – Natural de Porto Alegre. Graduado em Analise de Sistemas pela PUC/RS; Foi coordenador da Divisão de Portais da AL.
Diretor do Departamento de Logística
Carlos Cogo – Natural de Porto Alegre. Graduado em Direito pela Unisinos. Foi coordenador da Divisão de Contratos da AL.
Diretor do Departamento de Patrimônio, Compras e Contratos
Lúcio André Beskow – Natural de Palmeiras das Missões. Estudante de Direito na Fundação Ministério Público. Ex-policial civil, ex-professor.
Diretor do Departamento de Segurança
Julio Milkewicz Neto – Natural de Porto Alegre. Coordenador da Divisão de Guarda Institucional da AL.
Diretor de Jornalismo
Celso Bender – Natural de Porto Alegre. Graduado em Jornalismo pela PUC/RS, pós-graduado em Comunicação Estratégica com Ênfase em Marketing, pelo Senac. Coordenou a Assessoria de Imprensa da Bancada do PMDB por três anos. Assessor de Comunicação do gabinete. Trabalhou na Rádio Guaíba e no Correio do Povo.
Diretor de Publicidade
Anderson Bettanin – Natural de Guaporé. Bacharel em Direito pela Universidade Luterana do Brasil. Radialista. Integrou o Conselho de Administração do Detran/RS.
Diretor de Relações Públicas e Atividades Culturais – DRPAC
Luiz Carlos Barbosa – Natural de Porto Alegre. Graduado em Jornalismo pela PUC/RS. Foi repórter e editor dos jornais Diário do Sul, Jornal de Sta Catarina, Jornal do Comércio
Diretor do Fórum Democrático
Moises Scussel – Natural de Bento Gonçalves. Bacharel em Direito e Gestor Público pela Universidade de Caxias do Sul. Ex-secretário de geral de Governo de Bento Gonçalves. Suplente de vereador em Bento Gonçalves.
Diretor da Escola do Legislativo
Fernando Sodré – Natural de Porto Alegre. Graduado em Turismo pela PUC/RS. Foi diretor de Saúde, diretor de Serviços Administrativos (Logística). Adjunto da Superintendência Administrativa e Financeira. Foi responsável pela Interlegis.
Diretor do Memorial do Legislativo
Luis Carlos Passuello – Natural de Porto Alegre. Graduado em Química pela PUC/RS. Taquígrafo. Coordenador dos Serviços Gráficos. Secretário da Comissão de Finanças.
Chefe do Cerimonial
Cesar Victoria da Silva – Natural de Porto Alegre. Graduado em Relações Públicas pela UFRGS. Foi assessor do Cerimonial do Palácio Piratini por 10 anos e assessor do Cerimonial do Ministério Público RS por dois anos. Vai para o 3º ano como Chefe do Cerimonial da Casa.
Chefe do Gabinete Militar
Major Jair Euclésio Ely – Natural da Selbach. Curso Superior de Oficiais pela Brigada Militar e Curso Avançado de Administração pela Academia da Polícia Militar. Planejamento e Gestão em Defesa Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Comandante do 1º Batalhão Rodoviário da BM; coordenador regional da Defesa Civil, chefe da Divisão de Transportes do Gabinete do Governador.
Coordenador do Espaço do Vereador
Noé Ângelo de Melo de Ângelo – Natural de Arvorezinha. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Arvorezinha; bacharel em Direito pela PUC/RS.
Chefe do Gabinete Parlamentar
Ivanir Pereira – Natural de Getúlio Vargas. Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Uniaselvi. Foi vereador e secretário de Obras de Getúlio Vargas. Integrou o Conselho Consultivo do Detran/RS.
Coordenadora da Secretaria da Mesa Diretora
Marilene Scalabrin Rodrigues – Natural de Passo Fundo. Possui Licenciatura em Lingua Portuguesa e Francês e Graduação em Letras – Tradutor e Intérprete – Inglês e Francês pela PUC/RS. Possui Mestrado em Educação Superior pela Ulbra/RS. É taquígrafa.
Fonte: AL/RS