Últimas Notícias

Missão da Liga Árabe ficará na Síria por mais um mês, depois de acordo com governo Assad

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo da Síria concordou em estender a missão de observadores da Liga Árabe (formada por 23 nações) por mais um mês no país. A agência estatal de notícias da Síria informou que o acordo foi anunciado pelo ministro das Relações Exteriores, Walid Muallem. A reação ocorreu depois de Muallem dizer que não se importava se os observadores estavam "em Nova York ou na Lua".

A decisão síria veio depois que os líderes dos países que integram o Conselho de Cooperação do Golfo anunciaram sua saída da missão. Porém, paralelamente, os governos do Reino Unido, da França e da Alemanha trabalham em uma resolução, a ser apresentada ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, condenando a Síria.

A proposta europeia deve ser apresentada na reunião do conselho, na próxima semana. A ideia é aprovar uma resolução contra a Síria, devido à reação violenta e às ações de repressão aos protestos que ocorrem há quase um ano no país. No entanto, essa resolução enfrenta resistências do governo da Rússia que têm defendido os sírios.

O governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, é alvo de manifestações desde março do ano passado. Os críticos acusam Assad de não ser democrático e de violações aos direitos humano. Há ainda denúncias de torturas, prisões e até crimes sexuais. A estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU) é que cerca de 5 mil pessoas morreram no país em decorrência dos embates entre forças policiais e manifestantes.

Com informações da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto

Fonte: Agência Brasil – Internacional

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Missão da Liga Árabe ficará na Síria por mais um mês, depois de acordo com governo Assad. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/missao-da-liga-arabe-ficara-na-siria-por-mais-um-mes-depois-de-acordo-com-governo-assad/ Acesso em: 05 set. 2026