A deputada Marisa Formolo (PT), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, prestigiou mais uma visita da presidenta Dilma à Porto Alegre, nesta quinta-feira, (26). À tarde, no Palácio Piratini, ocorreu a assinatura do acordo que põe fim a uma disputa sobre a dívida da União com a CEEE que estipula o pagamento de R$ 2,3 bilhões ao Estado. O ato contou com a participação de ministros, secretários de Estado e deputados.
Marisa Formolo aproveitou a oportunidade para entregar ao secretário Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, 3 documentos elaborados durante as audiências públicas da Comissão de Saúde e Meio Ambiente e oficinas promovidas pela parlamentar.
Um dos documentos destaca o projeto de autoria da deputada que estimula a produção agroecológica, como forma de impulsionar a atividade agrícola e de garantir o abastecimento de alimentos saudáveis à população.
Em outro documento, a deputada pede apoio a mineradores da região de Nova Prata, propondo a inclusão no Código Nacional de Mineração, a figura do minerador familiar, a exemplo do conceito de agricultor familiar, presente no Código Florestal.
Outro texto que foi entregue ao ministro, aponta a necessidade de iniciativas que apoiem e disseminem as sementes crioulas no setor agrícola do país, além de apoio técnico ao desenvolvimento de políticas que incentivem a agroecologia.
“O ministro nos garantiu que vai nos reservar uma agenda especial para discutir um caminho para a essas temas. Ele será responsável por fazer a intermediação com todos os ministérios envolvidos”, destacou a deputada.
À noite, a deputada Marisa participou do painel Diálogos entre Sociedade Civil e Governos, do Fórum Social Temático, realizado no Gigantinho, que reuniu cerca de 10 mil pessoas em Porto Alegre.
Fonte: AL/RS