O deputado Marco Alba (PMDB) protocolou junto a Superintendência Legislativa da Assembéia o Projeto de Lei instituindo o Dia Estadual de Respeito aos Ciclistas, a ser comemorado anualmente no dia 25 de fevereiro.
Conforme o deputado, em todo planeta milhões de pessoas usam a bicicleta como seu principal meio de locomoção. “É, sem dúvida alguma, um dos mais populares do mundo porque agrega, além de praticidade e baixo custo de manutenção, uma perfeita sintonia entre corpo e a mente, pois torna-se também uma excelente modalidade de esporte praticado por todas as idades”, justificou.
Para Marco Alba, além das indiscutíveis vantagens geradas à saúde do usuário, agrega-se o fator ambiental por se tratar de um meio de transporte não poluente além de ser capaz reduzir consideravelmente problemas de trânsitos em cidades com altos índices de trafegabilidade, pois sua mobilidade facilita a circulação.
“Em muitas cidades do nosso Estado, já é constatada que a bicicleta representa o melhor meio de transporte para o trabalhador, que se vale dessa para deslocamento regular até seu posto de trabalho. Também no Rio Grande do Sul presenciamos inúmeros grupos que se reúnem semanalmente com intuito da prática esportiva, criando clubes e associações, entre outros, com a finalidade de se organizarem para, de maneira coletiva e agrupada, realizar mais essa modalidade esportiva, que pode ser competitiva ou não”, ressaltou o peemedebista.
Atropelamento
Segundo ainda o parlamentar, com o crescimento notado do ciclismo no Estado, levando em consideração os benefícios, mas também os riscos provenientes do trânsito em meio às ruas e rodovias, faz-se necessário criar uma Lei instituindo um dia especifico de respeito ao ciclista. “Acredito que somente através dessa Lei difundiremos anualmente a importância do respeito e cuidado que todos devemos ter para com os usuários e praticantes do ciclismo. Para isso, dia 25 de fevereiro foi escolhido para ser o Dia Estadual do Respeito ao Ciclista. Esta foi à data do incidente de grande repercussão nacional que, em 2011 ocasionou o atropelamento de diversos ciclistas em Porto Alegre, durante uma passeata”, lembrou Marco Alba.
No episódio do atropelamento em 2011, acontecia um passeio ciclístico organizado pelo Grupo Massa Critica, que mensalmente realiza esses passeios, defendendo o uso de bicicletas no trânsito. “A data, 25 de fevereiro, que hoje é lembrada de forma triste, pela dramaticidade do atropelamento dos ciclistas em Porto Alegre, passará então a ser o símbolo de preservação da vida e respeito que devemos ter com os praticantes do ciclismo”, concluiu.
Fonte: AL/RS