Na abertura da 39ª Feira do Livro da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que aconteceu no dia 26 de janeiro, o deputado Alexandre Lindenmeyer (PT) representou o escritor e secretário de Cultura do Rio Grande do Sul, Luiz Antônio de Assis Brasil, que neste ano foi escolhido o patrono do evento, mas não pode comparecer em virtude de compromissos na capital pela visita da presidenta Dilma Roussef. A Feira do Livro está à disposição da comunidade na Praça Didio Duhá, no balneário Cassino, em Rio Grande, até o dia 5 de fevereiro.
O tema do evento, “Porto da Cultura Açoriana”, é uma homenagem aos imigrantes portugueses que chegaram ao local em 1752. A Feira terá diversas atrações, com a participação de 100 artistas populares que farão manifestações de origem afro-açorianas do litoral, como cavalhada, terno de reis e congado. São esperados mais de 60 autografantes e 42 bancas de livros, com oficinas literárias, espaço para público infantil, exposições, saraus e palestras.
Para o deputado Lindenmeyer, “ a Feira do Livro é uma oportunidade ímpar para que possamos homenagear os imigrantes açorianos e, ao mesmo tempo, valorizar a importância dos livros na formação do ser humano”.
Fonte: AL/RS