Últimas Notícias

Líder fala do desenvolvimento no Estado em Grande Expediente

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) falou sobre as bases para a retomada do desenvolvimento no Rio Grande do Sul, em seu primeiro Grande Expediente em 2012, nesta quinta-feira (23). No discurso, uma análise sobre a visão desenvolvimentista integrada ao Governo Federal, foram ressaltadas as conquistas do primeiro ano de governo, a capacidade de reação econômica e social do Rio Grande e a projeção de um ciclo de fortes investimentos no Estado nos próximos três anos.

 

De acordo com Valdeci, o Rio Grande do Sul vive um novo paradigma. “Começamos a vislumbrar um modelo de gestão diferente. Este modelo foca o Estado como forte indutor do desenvolvimento econômico e da competitividade empresarial, simultaneamente a um modelo de políticas públicas de combate às desigualdades”, discursou. O amadurecimento econômico, segundo Valdeci, é mérito do trabalho firme das secretarias, do vice-governador Beto Grill e do governador Tarso Genro, mas também da rotatividade de modelos de desenvolvimento oriundos dos governos anteriores que deixaram uma bagagem de experiências e aprendizado.

 

“É por força de um conjunto de esforços passados e presentes que o Rio Grande vai trocar a famigerada crise da falta de recursos pela agenda do desenvolvimento”, concluiu. Investimentos Públicos e Privados, conquistas como o metrô de Porto Alegre, a nova Ponte do Guaíba, os mais de R$ 2 bilhões da dívida resgatada da União com a CEEE, e o compromisso do governo do Estado de acabar com o déficit de asfalto no RS, foram destacados por Valdeci como os indicadores de que o modelo de gestão do Estado já apresenta resultados. “Isso ocorre porque os projetos estão dentro da mesma visão desenvolvimentista do Governo Federal”, justificou.

 

O petista também falou da busca de investimentos privados. “Além da parceria com o governo Federal, Tarso teve a iniciativa de buscar investimentos incrementem a receita e beneficiem todos os gaúchos. O Estado já atraiu mas de R$ 15 bilhões em investimentos privados. As plantas da Hyundai, da Still, da Terex e da Fate são alguns exemplos que serão fortalecidos ainda mais com o novo Fundopem e a desoneração fiscal da micro e pequena empresa”, afirmou.

 

* Colaboração Sarah Souza

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Líder fala do desenvolvimento no Estado em Grande Expediente. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/lider-fala-do-desenvolvimento-no-estado-em-grande-expediente/ Acesso em: 22 mai. 2024