Foi sancionada pelo governador do Rio Grande do Sul em exercício, Beto Gril (PSB), a Lei nº 13.892 de autoria do deputado José Sperotto (PTB) que responsabiliza as empresas pela higienização dos uniformes dos seus empregados. Com a Lei, as empresas que utilizam algum elemento nocivo à saúde, terão que se certificar sobre a lavagem correta dos uniformes, dentro da empresa ou em lavanderia terceirizada, sendo que em qualquer uma das opções aconteça o tratamento dos efluentes.
Para o presidente do Sindicato das Lavanderias/RS (SindLav/RS), José Airton Venso, o grande beneficiado será o meio ambiente, que não receberá os contaminantes do resultado da lavagem dos uniformes sem o devido tratamento. Ainda é muito comum que empresas que utilizam produtos nocivos a saúde mandem os próprios funcionários lavarem os seus uniformes. “O SindLav/RS vai realizar uma grande campanha de conscientização em 2012”, afirma Venso.
Para o deputado Sperotto, autor da Lei da lavagem dos uniformes, foi dado mais um passo importante para proteger os funcionários, seus familiares e toda a população gaúcha. “Agora precisamos que a Lei seja respeitada pelos empregadores”, finaliza o parlamentar.
Fonte: AL/RS