Últimas Notícias

Giovani Feltes cobra da AES Sul melhorias nas redes de energia em localidades do interior




Deputado apontou problemas de queda de tensão em cidades do Vale do Sinos e Paranhana

 

O deputado Giovani Feltes (PMDB) apontou nesta terça-feira (28), durante audiência da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia, a necessidade de maiores investimentos por parte da AES Sul para melhorar o fornecimento de energia elétrica nas propriedades de pequenos agricultores em localidades do Vale do Sinos e do Paranhana. Embora reconhecendo os avanços nos serviços de distribuição por parte da concessionária nos últimos anos, Feltes cobrou uma solução para os casos de queda ou baixa tensão em linhas pelo interior de vários municípios.

 

“Moradores em áreas mais afastadas de Taquara, Sapiranga, Santa Maria do Herval e Dois Irmãos relatam problemas com a capacidade reduzida de energia”, exemplificou o deputado ao coordenador de distribuição da AES Sul, Leandro Nascimento da Silva, e ao gerente regional do Centro-Oeste da empresa, Carlos Alberto Vogt Rocha. A concessionária é responsável pelo atendimento de 118 municípios da região metropolitana e do centro-oeste do RS. Feltes observou que esta realidade deve estar presente em outros municípios prejudicando os moradores que locais mais distantes dos centros urbanos.

 

Revisão na cobrança da iluminação pública

 

Durante a audiência, Feltes destacou as ações da própria empresa distribuidora e das prefeituras em reduzir as perdas de energia a partir de campanhas do uso mais consciente e de equipamentos mais econômicos.

 

Neste sentido, avaliou o deputado, os altos investimentos em várias cidades na substituição das lâmpadas de iluminação pública por modelos mais eficientes e de baixo consumo deveriam também beneficiar o cidadão em termos de redução no valor da cobrança que vem junto com a conta de luz a cada mês. “Se há uma redução considerável no custo, está na hora de rever o valor desta contribuição que é dividida entre todos os consumidores”, defendeu o deputado.

 
Feltes questionou, ainda, sobre a capacidade do sistema de geração e distribuição de energia atender a necessidade de enfrentamento da seca no interior do RS. “Sabemos que os problemas da estiagem serão permanentes, com maior ou menor gravidade, mas tenho dúvidas se teremos energia elétrica para tocar as ações de irrigação”, alertou o parlamentar. Os representantes da AES Sul reconheceram que não haveria disponibilidade do sistema para atender esta demanda se todos os projetos fossem implementados em curto prazo.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Giovani Feltes cobra da AES Sul melhorias nas redes de energia em localidades do interior. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/giovani-feltes-cobra-da-aes-sul-melhorias-nas-redes-de-energia-em-localidades-do-interior/ Acesso em: 21 mai. 2024