O Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul reabre a exposição O Parlamento Gaúcho no Movimento da Legalidade. Os 16 painéis, que registram a atuação da Assembleia Legislativa durante o período da Legalidade, poderão ser visitados de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h30, na sede do Memorial, localizado na Rua Duque de Caxias nº 1029.
Concebida em 2011, a fim de integrar as comemorações ao cinquentenário do Movimento da Legalidade, a exposição percorreu algumas localidades do Rio Grande do Sul. Iniciou no Espaço da Assembleia Legislativa do Parque da Expointer, de 27 a 29 de agosto; depois permaneceu de 30 de agosto a 30 de outubro no prédio do Memorial do Legislativo. Na sequência passou pelas cidades de São Borja, no Memorial João Goulart, de 5 de outubro a 8 de novembro; Santo Ângelo, na Universidade Regional Integrada – URI, de 9 a 24 de novembro; e em Carazinho, na Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, de 25 de novembro a 9 de dezembro.
A reunião da documentação histórica – discursos, informações e imagens – que subsidiou a montagem da exposição fez parte do trabalho da equipe do Memorial do Legislativo. Conforme a coordenadora da Divisão de Pesquisa do Memorial, Débora Soares, foram utilizados os Anais da sessão da Assembleia Legislativa do dia 25 de agosto e de 11 de setembro de 1961, a Ata da Mesa da sessão permanente de 26 de agosto a 11 de setembro de 1961, telegramas, além de imagens e dados de jornais e revistas que constam no acervo do Museu de Comunicação Hipólito da Costa, como A Última Hora, Diário de Notícia, A Hora, Manchete, Fatos e Fotos, entre outros. A Divisão de Fotografia da Casa contribuiu com grande parte das imagens.
Fonte: AL/RS
