Programa Plante Milho e Feijão Após a Colheita do Tabaco incentiva a diversificação agrícola
O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo (PP), participou, nesta quarta-feira (11), em Venâncio Aires, do lançamento da 27ª edição do Programa Plante Milho e Feijão Após a Colheita do Tabaco. Em 2012, a iniciativa é uma parceria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio com a Souza Cruz e tem o apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e Federação da Agricultura do Rio Grande de Sul (Farsul).
O parlamentar frisou que o foco do programa é incentivar o plantio de grãos após a colheita do tabaco como forma de diversificar a propriedade, aumentar a renda do produtor e contribuir para a preservação do meio ambiente. “ É possível reduzir a dependência de uma cultura por meio de outra complementar, dando fortalecimento e sustentabilidade à agricultura familiar”, defende Ernani Polo.
A expectativa é de que, nesta safra, ocorra o envolvimento de pelo menos 28.800 produtores, que devem utilizar cerca de 39.160 hectares para produzir 132.620 toneladas de grãos. Ainda segundo as previsões iniciais, 24.800 plantarão milho numa área de 35.360 hectares, de onde se espera uma produção de 127 mil toneladas. Outros quatro mil semearão feijão em uma área de 3.800 hectares, com previsão de produção de 5,3 mil toneladas.
Fonte: AL/RS