Últimas Notícias

Edegar Pretto defende medidas estruturais conjuntas para municípios atingidos pela seca





O deputado Edegar Pretto (PT) defendeu medidas estruturais conjuntas entre os governos estadual e federal para atender os municípios gaúchos atingidos pela seca. A avaliação do parlamentar ocorreu na solenidade de assinatura do decreto coletivo de emergência para os municípios atingidos pela estiagem no Rio Grande do Sul, que foi feita pelo governador em exercício, Beto Grill, em Boa Vista das Missões na manhã desta segunda-feira (09). Entre as medidas estão a agilização da liberação de recursos federal para produtores agrícolas, como o Seguro Agrícola, abertura de poços, açudes e sistemas de irrigação para propriedades rurais de pequeno porte. Na solenidade em Boa Vista das Missões também foi anunciada a liberação de R$ 18 milhões do Governo Federal para investimentos em obras nos municípios atingidos pela estiagem. As medidas anunciadas beneficiam diretamente 93 municípios que já decretaram situação de emergência. Os demais serão incluídos posteriormente.


Desde o início do mandato, em 2011, o deputado Edegar Pretto percorreu diversas regiões do estado para acompanhar as condições de vida de pequenos agricultores, agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e pescadores. Recentemente, o parlamentar esteve nas regiões norte e noroeste do RS para levantamento dos problemas causados pela estiagem nas pequenas propriedades. “Algumas regiões do RS têm características climáticas diferentes das demais, por isso precisam de um olhar diferente dos governos. Somente na região da metade sul, por exemplo, nos últimos dez anos, sete foram de seca. Durante o governo Olívio Dutra tivemos no estado o seguro agrícola estadual, projeto do deputado Adão Pretto – falecido em 2009. A experiência gaúcha fez com que o presidente Lula implementasse o seguro em nível nacional. Precisamos de ações de amparo para viabilizar a produção e melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores e agricultores familiares que compõem a base produtiva do estado e sofrem com a estiagem e perdas na lavoura”, avalia o deputado.


Conforme dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o número de cidades em situação de emergência segue em 107, com 35 notificações preliminares de desastre. Mais de 460 mil pessoas foram afetadas pela seca que atingiu, principalmente, as culturas de milho, soja e feijão.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Edegar Pretto defende medidas estruturais conjuntas para municípios atingidos pela seca. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/edegar-pretto-defende-medidas-estruturais-conjuntas-para-municipios-atingidos-pela-seca-2/ Acesso em: 20 jun. 2025