O deputado Edegar Pretto (PT) defendeu ações permanentes focadas na superação das dificuldades de médio e longo prazo com o sentido de mudar radicalmente as condições de produção e manter a qualidade de vida no campo. A discussão foi feita em reuniões com pequenos agricultores e agricultores familiares em Caçapava do Sul, Lavras do Sul e Santana da Boa Vista. O objetivo é criar políticas permanentes para amenizar os efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul.
Nos encontros, Edegar Pretto fez uma avaliação de ações dos governos estadual e federal e do cenário da estiagem no estado. O parlamentar salientou a necessidade de suportes permanentes para a continuidade da produção agrícola nas pequenas propriedades, já que as constantes secas no estado causam prejuízos aos trabalhadores e trabalhadoras rurais. “Os governos estadual e federal estão atendendo de forma rápida os municípios que decretaram situação de emergência. Já foram liberados recursos, distribuídas cestas básicas, água potável, alimentação para os animais e anistia de R$ 24 milhões do Programa Troca-Troca de Sementes que beneficiará 250 mil produtores. Estamos trabalhando de forma intensa para que as famílias do campo tenham assistência, mas precisamos de ações e projetos que atendam as comunidades não somente quando o verão chegar”, explicou o deputado.
Os encontros nos três municípios contaram com a participação de pequenos agricultores, agricultores familiares, vereadores e lideranças políticas locais.
Fonte: AL/RS