O deputado Álvaro Boessio (PMDB) está em contato permanente com o sindicato calçadista de Estância Velha buscando alternativas urgentes para garantir que os trabalhadores demitidos pela Doublexx Indústria de Calçados tenham seus direitos garantidos.
O deputado Boessio responde também pela presidência da FETICVERGS – Federação do Calçado e Vestuário do RS e os sindicatos de Estância Velha e Boa Vista do Buricá são filiados à Federação. O deputado apoia a iniciativa da entidade de Estância Velha que decidiu entrar com medida cautela para pedir a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do seguro-desemprego. O sindicato pediu ainda uma avaliação dos bens da empresa, como prédio e maquinário, para garantir o pagamento das dívidas trabalhistas que, segundo avaliação divulgada pela própria empresa, representam cerca de 1,5 milhão de reais, apenas no município de Estância Velha.
Álvaro Boessio vem alertando permanentemente o governo do Estado sobre os problemas enfrentados pela indústria calçadista. “A desvalorização cambial castiga os exportadores gaúchos e, somada a uma carga tributária recorde e burocracia excessiva, não deixa outra solução para as empresas que não seja o fechamento. Discutimos esse problema em audiências públicas na Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, levamos a situação aos governos estadual e federal, mas as medidas de restrição para a entrada de calçados de fora não tem sido suficientes. Temos é que valorizar o nosso produto, o nosso trabalhador para que a qualidade seja o diferencial. Não podemos esperar mais, senão os fechamentos irão continuar”, reitera o deputado.
Ao todo são 719 os trabalhadores demitidos pela Doublexx. Foram desligados 315 em Boa Vista do Buricá, 198 em Humaitá, 106 em Horizontina e 100 em Estância Velha. Essa última cidade era onde funcionava a matriz da fábrica.
Fonte: AL/RS