Em 2011, a Comissão de Mista Permanente de Participação Legislativa Popular realizou 31 reuniões ordinárias, uma extraordinária e sete audiências públicas, sendo duas delas no interior do estado. Presidida pelo deputado Dr. Basegio (PDT), o órgão técnico tem a finalidade de constituir-se num canal de participação popular no Parlamento.
O órgão técnico tratou de temas importantes para o crescimento do Rio Grande do Sul, como a situação dos aeroportos do estado; a implementação de programas, projetos, ações e serviços públicos, relativos às políticas públicas, voltadas para a população idosa do estado; a falta de leitos nos hospitais públicos; campanhas de prevenção ao uso de drogas; programas efetivos para a prevenção e luta contra o câncer de mama; e a viabilidade de instalação de um polo de desenvolvimento da região da Fronteira do Extremo Meridional.
Para Basegio, a atuação da comissão na Casa durante este ano foi muito produtiva e isso se deve ao comprometimento de todos os deputados que integram o órgão técnico e trabalharam para garantir o seu bom funcionamento. O presidente também destacou a importância dos temas debatidos em audiência pública e a participação da população. “Fomos agraciados com uma grande participação dos gaúchos que nos trouxeram temas relevantes fazendo jus ao nome de Comissão de Participação Popular”, destacou.
Composição
São membros titulares da comissão os deputados Dr. Basegio (PDT), presidente; Marlon Santos (PDT), vice; Daniel Bordignon (PT), Luis Lauermann (PT), Maria Helena Sartori (PMDB), Álvaro Boessio (PMDB), João Fischer (PP), Ernani Polo (PP), Jurandir Maciel (PTB), Jorge Pozzobom (PSDB), Luciano Azevedo (PPS) e Carlos Gomes (PRB).
Fonte: AL/RS