Últimas Notícias

Assembleia homenageia Carlos Alberto Tejera De Ré nomeando espaço com seu nome

Foi realizado, no Espaço Osvaldo Aranha da Assembleia Legislativa,  na manhã desta segunda-feira (30), o descerramento da placa que denomina a Sala de Administração do Teatro Dante Barone como “Sala Carlos Alberto Tejera De Ré”. O local fica no 1º andar do Palácio Farroupilha. A homenagem é de autoria do deputado Alceu Barbosa (PDT) e foi concedida conforme Resolução de Mesa aprovada em plenário.



Amigos, familiares, companheiros de militância e parlamentares compareceram ao ato, em que ocorreu, também, o lançamento do volume 5 da revista Estudos Legislativos, publicação institucional da Assembleia Legislativa, criada em 2005 pela Resolução nº 2.942, coordenada pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan. Nesta edição, conta com uma seção especial composta por três textos sobre o tema Legalidade, que veio ao encontro com a homenagem a Carlos De Ré, atuante militante político a partir do golpe militar, em 1964.


Ocorreu ainda o lançamento da obra virtual Memória, Verdade e Justiça: as marcas das ditaduras do Cone Sul, composta por livro eletrônico e CD com músicas do cantor e compositor Raul Ellwanger. Elaborada em parceria pela AL, por meio da Escola do Legislativo e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), a obra é resultado de seminário internacional homônimo, realizado nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril de 2011. O material está disponível para ser baixado gratuitamente no endereço eletrônico www.al.rs.gov.br/escola.


O presidente da Assembleia, deputado Adão Villaverde (PT), lembrou que Carlos De Ré teve um papel chave e estratégico na luta contra o regime militar, e trabalhou para criar as condições para que o Estado e país retornassem ao regime democrático. “O ato não dá a verdeira dimensão e significado que o Minhoca (De Ré) teve para nossa geração”, afirmou Villaverde. O deputado transmitiu uma mensagem da presidente Dilma Rousseff, amiga e contemporânea de De Ré, comunicada durante sua passagem pela Capital, onde participou do Fórum Social Temático 2012. “Foi uma das mais dignas figuras humanas que eu convivi”, declarou Villaverde, conforme palavras de Dilma.


O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, também prestigiou o acontecimento. “Minhoca foi uma das pessoas mais generosas e um dos militantes mais desprendidos que conheci”, disse. O prefeito compareceu acompanhado de sua esposa, Regina Becker.


O deputado Alceu Barbosa explicou que a homenagem a De Ré foi um pedido que partiu dos colegas da AL que trabalhavam com ele na Sala de Administração do Dante Barone. O parlamentar afirmou que se pudesse denominar o Minhoca, certamente seria: um democrata.


O professor Enrique Serra Padrós, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que faz parte do conselho editorial da revista Estudos Legislativos, explicou que De Ré colaborou na parceira entre a UFRGS e AL para a elaboração deste volume, que tem contribuição social e pedagógica para a sociedade. O professor informou que, de 22 a 24 de março deste ano, será realizado na UFRGS o seminário intitulado “Carlos Alberto Tejera De Ré – Ditadura, repressão e resistência”, como agradecimento e reconhecimento a sua contribuição para o país.


A viúva de De Ré, Débora Atarão, acompanhou toda a solenidade bastante emocionada e agradeceu os colegas que trabalharam com ele na sala e tiveram a ideia de homenageá-lo. “Parabéns a todos por esta homenagem”, disse Débora.


Trajetória
Carlos Alberto Tejera De Ré, conhecido como Minhoca, faleceu em 11 de maio de 2011, aos 60 anos, de câncer, no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. Natural de Jaguari, onde nasceu em 16 de fevereiro de 1951, foi preso e torturado durante a ditadura militar. Depois da Anistia, pela qual muito lutou, De Ré ajudou a organizar o PTB e com a perda da sigla participou da fundação do PDT, em 1980. Foi presidente da Fasc em Porto Alegre e da FGTAS durante os governos de Alceu Collares na prefeitura de Porto Alegre e no governo do Estado. Trabalhou na Assembleia Legislativa até o dia 24 de abril de 2011 como coordenador das atividades do Teatro Dante Barone e atuava no Movimento dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos.


Presenças
Também compareceram ao ato a diretora da Escola do Legislativo, Carmen Nunes; o jornalista, Carlos Bastos; amigos colegas, familiares e militantes políticos contemporâneos de Carlos De Ré.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Assembleia homenageia Carlos Alberto Tejera De Ré nomeando espaço com seu nome. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/assembleia-homenageia-carlos-alberto-tejera-de-re-nomeando-espaco-com-seu-nome/ Acesso em: 12 jul. 2025