Últimas Notícias

Ana Affonso e Boaventura destacam importância da água como bem comum




O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos esteve em São Leopoldo, onde palestrou sobre “Água: Mercadoria ou bem Comum?”.  O evento que ocorreu nesta sexta-feira (27) integrou a programação do Fórum Social Temático 2012 e teve a presença da deputada estadual Ana Affonso (PT). Foi a parlamentar quem fez o convite para que Boaventura estivesse na cidade quando se encontraram, em maio passado, nos Grandes Debates da Assembleia Legislativa(AL).


Durante a palestra, o sociólogo fez um apelo para que o tema da água motive a agregação dos movimentos sociais, reunindo em torno dele povoados rurais e urbanos, movimentos de mulheres e indígenas. “Quem controla a água controla a vida”, afirmou, também ressaltando as diferentes visões acerca do assunto. “Enquanto comunidades consideram a água um bem comum, a tese defendida pelo Banco Mundial submeteu a exploração da água às leis do mercado.”  Boaventura frisou, ainda, que 17% da população mundial não possui acesso à água potável e que entre 40 e 90 milhões de pessoas foram deslocadas de suas propriedades no último século em decorrência de grandes projetos de mineração e barragem.


Ana Affonso, que integrou a mesa oficial do evento, enalteceu as palavras do sociólogo e destacou a importância de um trabalho conjunto para que a água não seja tratada como mercadoria em defesa dos grandes interesses. “Eventos como este são importantes para a articulação entre movimentos sociais, governos, parlamentares e todos e todas que estão comprometidos com a questão da água como um bem comum. Vejo experiências como na Europa, onde foi feito projeto de privatização e hoje, por meio da mobilização do povo em referendos e plebiscitos, estão votando em massa para ela ser um bem público”, disse a deputada, que recentemente protocolou junto à AL do Estado o pedido para que seja criada uma Comissão Especial pelo Rio dos Sinos.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Ana Affonso e Boaventura destacam importância da água como bem comum. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/ana-affonso-e-boaventura-destacam-importancia-da-agua-como-bem-comum/ Acesso em: 05 set. 2026