Analisando a situação vivida por mais de 200 municípios gaúchos que enfrentam a estiagem o deputado Álvaro Boessio (PMDB) entende que ela é ainda mais grave em decorrência da ausência dos governantes diante do problema. “Precisamos do Governador Tarso Genro presente para que ele pressione para que os municípios atingidos recebam auxílio e não percam totalmente sua produção. Esta é uma questão emergencial que merece atenção redobrada e acompanhamento in loco do administrador do Estado”.
Conforme o parlamentar, enquanto os gaúchos assistem perplexos os efeitos do clima seco no Rio Grande do Sul, onde mais de 900 mil pessoas amargam a falta de água para manutenção de suas produções e para a própria subsistência, a preocupação do Executivo tem sido garantir o 13° salário aos secretários, “Não adianta apenas decretarmos emergência coletiva, precisamos garantias de que as verbas serão liberadas e que realmente chegarão aos municípios atingidos. É fundamental pressionar o governo Federal na ampliação e liberação dos recursos, além de assessorar os municípios atingidos no cumprimento das determinações legais para assegurar o repasse”.
Boessio reforça a necessidade do governador ficar à frente do Estado em momentos de crise, seja no período de férias, ou viagens de negócios.
Fonte: AL/RS