10 de Maio de 2012
A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou requerimento, nesta quinta-feira (10/5/12), para discutir, em audiência pública, o projeto de construção de uma barragem de rejeitos na Bacia do Ribeirão de Pintos, localizada no município de Itatiaiuçu, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O autor do requerimento é o deputado Anselmo José Domingos (PTC).
De acordo com o deputado, a discussão deve esclarecer quais serão os prováveis impactos ambientais da obra, pois trata-se de uma bacia considerada como principal afluente do Rio São Francisco. “É preciso verificar se o empreendimento será capaz de equalizar os interesses econômicos, sociais e ambientais”, ressaltou.
O projeto da barragem foi concebido pela empresa de mineração MMX. A companhia possui operações em jazidas de minério de ferro no Mato Grosso do Sul e em Minas Gerais. No Estado, já está prevista a implantação de uma mina de minério de ferro em Bom Sucesso, cidade situada a 190 quilômetros de Belo Horizonte. A produção da mina está estimada em 10 milhões de toneladas de minério por ano. Este projeto encontra-se em fase de licenciamento ambiental.
Consulte o resultado da reunião.
Fonte: AL/MG