TST

SDI1 afasta prescrição de processo formalizado no curso de outra ação


Quando prescreve a ação que busca o direito à reintegração, no caso de haver em curso outra ação visando o reconhecimento do vínculo empregatício? Para a SDI1 ? Seção I Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho, o marco inicial se dá com o trânsito em julgado da decisão judicial, em que se reconheceu o vínculo de emprego. Com esse entendimento, a SDI-1 deu provimento ao recurso do empregado, por entender que, no caso em análise, não foi caracterizada a prescrição.



Trata-se de trabalhador terceirizado, contratado para prestar serviços à Fundação Cesp, que buscou o reconhecimento de vínculo empregatício com a Cesp ? Companhia Energética de São Paulo, além de outros direitos. O detalhe é que sua ação trabalhista foi ajuizada seis anos e dez meses após sua demissão. Diante desse fato, o juiz da Quinta Vara do Trabalho de Bauru julgou haver prescrição total do direito e extinguiu o processo sem julgamento do mérito. O trabalhador recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP), que manteve o entendimento quanto à prescrição e, portanto, confirmou a sentença do juiz de primeiro grau.



Ocorre que, nesse período, o trabalhador havia ajuizado outra ação, posterior à primeira, requerendo o reconhecimento de vínculo de emprego. Esse processo acabou sendo objeto de recurso ao TST, no qual o autor sustentou a tese de que a contagem da prescrição, neste caso, só poderia iniciar-se com o trânsito em julgado da sentença anterior.



O relator do processo na SDI-1, juiz convocado Douglas Alencar, valendo-se de vários precedentes em julgamentos análogos pelo TST, concluiu que não há razão para se falar na prescrição do direito. Para fundamentar seu voto, considerou o fato de existir ação transitória de reconhecimento de vínculo, transitada em julgado em janeiro de 2000, enquanto a ação em análise foi ajuizada em dezembro de 2001 ? portanto, dentro do prazo legal. (E-RR-1671/2001.005.15.00-7)



Lourdes Côrtes

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

Permitida a reprodução mediante citação da fonte

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Superior do Trabalho

Tel. (61) 3314-4404

imprensa@tst.gov.br

Fonte: TST

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. SDI1 afasta prescrição de processo formalizado no curso de outra ação. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tst/sdi1-afasta-prescricao-de-processo-formalizado-no-curso-de-outra-acao/ Acesso em: 22 jun. 2024