Neste sábado (31), a TV Justiça vai reprisar as sessões plenárias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ocorridas nos dias 27 e 28 de agosto.
A sessão do dia 27 foi marcada pelo julgamento do pedido de cassação de diploma do deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ). O TSE rejeitou o pedido e manteve o mandato do parlamentar. No recurso, o Ministério Público Eleitoral (MPE) acusava a existência de duas representações no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), denunciando ?a prática de abuso de poder político de gestores municipais em favor do candidato, filho do prefeito do município do Rio de Janeiro, César Maia?.
Na mesma sessão, os ministros do TSE negaram recurso do MPE contra decisão liminar do ministro Marcelo Ribeiro. A liminar suspendeu a sentença do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) que havia cassado o mandato do prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão (PMDB) e do vice, Altair Vilar (PSB).
Já na sessão do dia 28, os dois recursos que pediam a cassação do mandato da deputada estadual de Minas Gerais Maria Lúcia de Mendonça e do deputado estadual de São Paulo Gilberto Macedo Gil Arantes, ambos do partido Democratas, foram negados pelo TSE. Maria Lúcia foi acusada de prática de abuso do poder econômico e Gilberto, de suposta compra de votos e abuso de poder econômico na eleição de 2006.
Na mesma sessão, os ministros da Suprema Corte Eleitoral decidiram aplicar multa no valor de R$ 5.320,50 ao deputado estadual pelo Amazonas Sinésio da Silva Campos (PT) e ao vereador Wanderley Soares Barroso. De acordo com o MPE, eles utilizaram imóvel do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para reunião de cunho político durante a campanha eleitoral.
As reprises vão ao ar sempre aos sábados, à meia noite. A TV Justiça é sintonizada no canal 53-UHF, em Brasília; e pela SKY no canal 117.
LR/BA
Fonte: TSE