TSE

TSE confirma que eleitores de Porto Velho devem ser consultados sobre criação do município de Extrema de Rondônia

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmaram nesta quinta-feira (26), por unanimidade, decisão em mandado de segurança apresentado pelo Ministério Público Eleitoral para que o plebiscito autorizado para a criação do município de Extrema Rondônia alcance todo o eleitorado de Porto Velho. O novo município ficaria na região conhecida como Ponta de Abunã, atualmente pertencente à capital rondoniense.

De acordo com a definição da Assembléia Legislativa de Rondônia, questionada pelo MPE, o plebiscito seria realizado apenas entre os eleitores dos distritos de Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e Fortaleza do Abunã, com a exclusão dos demais eleitores residentes em Porto Velho, município que sofrerá o pretendido desmembramento.

De acordo com o relator, ministro Fernando Gonçalves, a Lei 9709 dispõe que, para a criação de novos municípios, é necessária a consulta da população diretamente interessada tanto a do território que se pretende desmembrar, quanto a do que sofrerá desmembramento.

A decisão determina ainda que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) discipline a realização do plebiscito.

Processo relacionado:
Respe 28560

Leia mais:

14/10/2009 – TSE suspende plebiscito sobre criação de novo município em Rondônia


BB/BA


Fonte: TSE

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. TSE confirma que eleitores de Porto Velho devem ser consultados sobre criação do município de Extrema de Rondônia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tse/tse-confirma-que-eleitores-de-porto-velho-devem-ser-consultados-sobre-criacao-do-municipio-de-extrema-de-rondonia/ Acesso em: 03 mar. 2024