TSE

Direto do plenário: MPE reafirma pedido de cassação de José de Anchieta Júnior

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu, durante a sessão desta quarta-feira (16), a cassação do governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), por configuração de abuso de poder, que teria ocasionado desequilíbrio nas eleições de 2006.

De acordo com a vice-procuradora Sandra Cureau, a contratação de servidores sem concurso público às vésperas da eleição, a contratação irregular de estagiários, a distribuição de tratores e de vale solidariedade em dobro em ano eleitoral configuram abuso de poder político que pressupõe abuso de poder econômico qualificado, por se tratar de recursos públicos.

Sandra Cureau disse ainda que o falecimento do governador Ottomar Pinto não extingue o processo, porque toda a chapa estaria contaminada, persistindo, portanto, interesse processual.

Em instantes mais informações.


Fonte: TSE

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Direto do plenário: MPE reafirma pedido de cassação de José de Anchieta Júnior. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tse/direto-do-plenario-mpe-reafirma-pedido-de-cassacao-de-jose-de-anchieta-junior/ Acesso em: 25 jan. 2026