No programa Via Legal que estreia hoje (19/5), às 21h30min, na TV Justiça, Analice Bolzan fala da negligência do Estado em um caso de terrorismo no Brasil. Há pouco mais de duas décadas um avião comercial foi sequestrado e um piloto assassinado. A família da vítima quer ser indenizada pela Infraero. A empresa pública teria falhado ao permitir que o seqüestrador embarcasse com armas e munição.
É quase uma paixão nacional: jogar na loteria faz parte da cultura do brasileiro. Quem aposta conta com a sorte embora os matemáticos provem que as possibilidades de acertos são mínimas. Mais improvável ainda é ter os números sorteados e não receber o prêmio. Foi o que aconteceu com um morador de São Paulo. Érica Resende conta que a lotérica não pagou porque foi assaltada e os ladrões levaram todos os registros dos jogos. A família do ganhador briga na Justiça para receber o dinheiro.
Sobre o mesmo tema, Viviane Rosa mostra que no Rio de Janeiro um bolão organizado por uma casa lotérica causou muitos problemas. O vendedor prometeu quase cem combinações de jogos, mas apenas 38 foram registradas. Resultado: ganhadores ficaram sem o prêmio. O caso também foi parar na Justiça, que obrigou a empresa a pagar pouco mais de R$ 30 mil a um dos apostadores.
Na Paraíba, a polêmica envolve a imprensa. Qual o limite entre os direitos à informação e à privacidade? Para o Ministério Público Federal, uma pessoa presa só pode ser filmada ou fotografada se autorizar por escrito a divulgação da imagem. Já o Estado questiona a recomendação na Justiça. Alega que esse tipo de exposição, muitas vezes, ajuda a evitar novos crimes.
O Via Legal desta semana também fala de adoção. Por lei, filhos biológicos e adotivos têm os mesmo direitos. Mas na prática, essa igualdade nem sempre é respeitada. Alessandra de Castro conta a história de duas irmãs que lutam para receber pensão do pai adotivo, um marechal do Exército que morreu há nove anos.
O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Brasil, Justiça e em mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.
Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:
Na TV Justiça
Quarta-feira – 21h30min (inédito)
Sábado – 18h / Segunda-feira – 13h30min (reprises)
Na TVE/RS
Segunda – 7h30min
Na Rede TV Cultura
Sábado ? 7h30min
Na TV Brasil
Sábado ? 8h30min
Fonte: Imprensa CJF
Fonte: TRF4