O Coordenador dos Juizados Especiais Federais (JEFs) da 4ª Região, desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz, esteve reunido ontem (6/10) com representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no RS (SINTRAJUFE) para falar sobre a Pesquisa de Saúde realizada nos JEFs e Turmas Recursais.
Durante a reunião, ocorrida no gabinete de Brum Vaz, os diretores e o médico do sindicato entregaram os resultados da pesquisa e debateram sobre as principais conclusões obtidas. Os dados apuraram a faixa de idade de maior incidência de problemas, prováveis fatores que levam ao adoecimento, alternativas de prevenção a serem implementadas e mantidas, satisfação dos servidores com o trabalho nos juizados, sobrecarga e ritmo de trabalho.
O desembargador informou que foram designadas pela Coordenadoria dos JEFs (Cojef) comissões de magistrados e servidores dos Juizados e Turmas Recursais que trabalharão juntamente com um médico do trabalho para estudar os problemas existentes em cada seção judiciária.
O resultado do trabalho das comissões será consolidado pela Cojef, integrado ao Planejamento Estratégico dos JEFs e encaminhado à Presidência do TRF4 como sugestão para implementação nos juizados. Conforme Brum Vaz, ?os dados oferecidos pelo Sindicato são bem vindos como relevante contribuição para o diagnóstico da situação e para a análise das medidas a serem adotadas?.
O Sintrajufe comprometeu-se a encaminhar o inteiro teor da pesquisa, que ainda aguarda complementação dos resultados referentes a fatores emocionais que estão sendo consolidados e avaliados juntamente com representantes do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do RS.
Participaram do encontro o coordenador da Secretaria de Organização e Política Sindical do Sintrajufe, José Carlos Pinto de Oliveira; a coordenadora da Secretaria de Saúde e Relações de Trabalho do Sintrajufe, Mara Rejane Weber; o médico do trabalho ? assessor do Sintrajufe, Geraldo Azevedo; e a assessora da Cojef, Lilian Rose Cunha Motta.

Fonte: TRF4