A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Maria de Lourdes Furno visitou ontem (21/6) o estande do TRF4 na Rio+20 acompanhada do boneco “Brasileco”. O personagem faz parte do trabalho de extensão da educadora, que tem por objetivo a conscientização ambiental do público infantil. O projeto é uma das ações demonstradas no estande do Estado do Rio Grande do Sul na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.
?O Projeto Brasileco é votado para as crianças do ensino fundamental. Queremos levar ele para todo o Brasil e estamos procurando parceiros públicos e privados?, contou Maria de Lourdes. Ela conversou com a assistente social do TRF4, Cátia Segabinazzi, sobre o funcionamento da campanha.
?O Brasileco é um personagem que descobre sua missão na vida, que é aprender e ensinar sobre cuidados com o meio ambiente?, explicou a professora. ?Fizemos um livro infantil, no qual Brasileco conhece a arara azul mágica e é levado por ela para conhecer os problemas ambientais brasileiros?. Com a publicação, Maria de Lourdes quer conscientizar os futuros adultos.
?Temos dois vídeos no Youtube e também gravamos um CD com três músicas, um hip-hop e dois sambas, os dois últimos cantados pelo cantor Jair Rodrigues?, disse ela. Cátia pretende fazer contatos futuros com Maria de Lourdes para estudar a possibilidade de levá-lo para as crianças da Chocolatão, dentro do projeto de educação ambiental que já está sendo estruturado pelo Setor de Ações Socioambientais do tribunal.

Personagem Brasileco faz parte de projeto gaúcho
de educação ambiental nas escolas