TRF4

Rio+20: ministra Eliana Calmon no estande do TRF4

A ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedora nacional de Justiça, visitou o estande do TRF4 na Rio+20 na manhã desta quinta-feira (14/6). Além de obter informações sobre o trabalho da 4ª Região em jurisdição ambiental e social, a corregedora conheceu a atuação da Justiça Federal da Região Sul no julgamento  da ação civil pública que condenou empresas mineradoras de carvão e a União pela degradação ambiental em quase 6 mil hectares de terra na região de Criciúma (SC), no sul catarinense.

O juiz federal Marcelo Cardozo da Silva explicou à ministra como está sendo feita a execução da sentença proferida pela 1ª Vara Federal de Criciúma. Ele mostrou o trabalho de apoio da Comissão Técnica de Assessoramento ao processo das carboníferas, formado por profissionais de diversas áreas, que dão embasamento científico para o cumprimento da ação.


Ministra Eliana Calmon durante visita ao estande do TRF4 na Rio+20

Eliana Calmon elogiou a experiência e ressaltou a importância de formar magistrados especializados na área ambiental, que utilizem estudos técnicos  específicos. ?É o fim do juiz enciclopédico. A realidade é muito mais do que a imaginação e, para atuar, o magistrado tem que sair do gabinete,  ter conhecimento técnico e buscar informações de profissionais da área?, conclui.

A corregedora nacional de Justiça destacou o desafio dos magistrados em julgar processos  ambientais como a ação civil pública do carvão. ?São ações difíceis, com gigantes brigando, grandes grupos econômicos, excelentes advogados e  a própria União atuando nos processos. Por isso o juiz tem que ter formação técnica para não dar decisões equivocadas?, analisa a magistrada.

O conselheiro Gilberto Martins, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também visitou a sede do TRF4 na Rio+20 e acompanhou a exposição de Cardozo da Silva sobre o cronograma de trabalho criado pela Justiça Federal para recuperação ambiental das áreas degradadas pela mineração em  Santa Catarina.


Juiz federal Cardozo da Silva explica à ministra Eliana Calmon, ao conselheiro Gilberto Martins e à presidente do TRF2, Maria Helena Cisne, como está sendo feita a execução da sentença de Criciúma

Fonte: TRF4

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Rio+20: ministra Eliana Calmon no estande do TRF4. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/trf4-noticias/rio-20-ministra-eliana-calmon-no-estande-do-trf4/ Acesso em: 24 jul. 2026