TRF4

Novo integrante do TRF4 é empossado

O juiz federal Jorge Antônio Maurique foi empossado na tarde de hoje (24/2) no cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A solenidade ocorreu no Plenário do tribunal, em Porto Alegre, e foi coordenada pela presidente do tribunal, desembargadora federal Marga Barth Tessler.

Após abrir a sessão solene, a presidente pediu que os desembargadores federais Vilson Darós e Rogerio Favreto, respectivamente o mais antigo e o mais novo em atividade na casa, conduzissem o empossando ao Plenário. Maurique renovou então o juramento e assinou o termo de posse.

Foto: Diego Beck
Presidente do TRF4, desembargadora Marga Tessler entrega a
carteira funcional a Maurique

A seguir, o desembargador federal Otávio Roberto Pamplona discursou saudando o novo colega. Pamplona contou que conheceu Maurique em 1991, no interior catarinense, quando o então juiz de Direito ?roubou a cena? durante uma reunião na promotoria da cidade, demonstrando sua figura ímpar, irreverente e perspicaz. Ao falar da biografia do novo desembargador, Pamplona destacou sua atuação também como advogado, juiz de Direito e professor. Na magistratura federal, além da atuação jurisdicional, teve importante papel como presidente da Associação dos Juízes Federais de Santa Catarina (Ajufesc) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

?Não tenho a menor dúvida de que Maurique será um desembargador de coragem, destemido na hora de decidir e, ao mesmo tempo, sensível e comprometido com a garantia dos direitos fundamentais?, concluiu Pamplona.

Em seu discurso de posse, Jorge Maurique afirmou que a data de hoje ficará marcada em sua vida. Gaúcho de São Luiz Gonzaga, mas com a carreira na magistratura ligada ao estado de Santa Catarina, Maurique salientou que a tarefa do juiz é fazer Justiça, que deve ser perseguida por todos. ?Há fome de Justiça, e é nossa tarefa saciá-la. Se conseguirmos saciar essa fome de uma só pessoa, ao final de um dia, já estaremos ajudando a reduzir a fome de toda a sociedade?, disse.

Foto: Rodrigo Buss
Maurique ressaltou a importância da Justiça no discurso de posse

Segundo o novo integrante do TRF4, uma de suas maiores tristezas é ver a morosidade processual. No entanto, lembrou, esta também deve-se ao fato de que a população busca e acredita no Judiciário para resolver os seus conflitos.

Maurique encerrou seu discurso agradecendo a presença de familiares, amigos, magistrados, advogados e funcionários do Poder Judiciário com quem atuou durante sua carreira. Após o fim da solenidade, os presentes se dirigiram ao saguão de entrada do TRF4, onde Maurique descerrou sua foto na Galeria dos Desembargadores Federais, acompanhado da esposa, dos filhos e da presidente Marga Tessler.

Foto: Diego Beck
Desembargador Jorge Maurique (D) e família

Fonte: TRF4

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Novo integrante do TRF4 é empossado. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/trf4-noticias/novo-integrante-do-trf4-e-empossado/ Acesso em: 20 mai. 2024