TRF4

Novo desembargador federal do TRF4 é empossado

O juiz federal Cândido Alfredo Silva Leal Junior tomou posse, na tarde de hoje (22/6), no cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A solenidade ocorreu no Plenário do tribunal, em Porto Alegre, e foi coordenada pela presidente da corte, desembargadora federal Marga Barth Tessler.

Leal Junior foi conduzido ao Plenário pelos desembargadores federais Maria Lúcia Luz Leiria e Jorge Antônio Maurique. A seguir, o empossando renovou o juramento e assinou o termo de posse.

Amigo de Leal Junior, o desembargador federal Rômulo Pizzolatti ressaltou que a tarefa de falar em nome do TRF4 na sessão solene era tarefa prazerosa e fácil. ?Conheço Cândido desde logo depois do ingresso dele na magistratura federal, em 1993. Nossa amizade tem origem nas lutas que travamos e na paixão pelos livros.?

Foto: Rodrigo Buss
Presidente Marga Tessler entrega carteira funcional ao novo desembargador

Pizzolatti lembrou que a ligação com o Direito do novo desembargador do TRF4 começou cedo: ?ainda adolescente, folheava processos que o pai, promotor de Justiça, levava para casa?. Durante as quase duas décadas de carreira na magistratura federal, ressaltou Pizzolatti, o novo desembargador do TRF4 foi responsável por julgar casos importantes e complicados, como o Caso das Mãos Amarradas, ação de indenização movida pela viúva do sargento Manoel Raymundo Soares, torturado e morto pela Ditadura Militar em 1966.

Com a criação da Vara Federal Ambiental de Porto Alegre, em 2005, da qual Leal Junior foi titular desde seu início, ?seu talento é potencializado, alavancando a área ambiental na Justiça Federal da 4ª Região?, destacou Pizzolatti, lembrando sentenças importantes proferidas pelo amigo, como a do Morro do Osso e a que proibiu a caça amadorística no RS. ?Talento grande e idade pouca. Com essas duas armas, o desembargador Leal Junior está pronto para atuar no TRF4?, concluiu Pizzolatti.

Foto: Diego Beck
Desembargador Cândido Leal Junior discursa durante sua posse
(foto em alta resolução)

Leal Junior iniciou seu discurso dizendo que falaria pouco. ?Minha história como juiz é simples?, afirmou. Com 23 anos, assumiu como juiz federal substituto em Porto Alegre, atuando na área previdenciária. No ano seguinte, promovido a titular, assumiu a 5ª Vara Federal da capital gaúcha, ?onde pude lenta e gradualmente amadurecer com processos cíveis?. Em 2005, continuou, com a instalação da Vara Ambiental, da qual foi titular até agora, ?foi quando mais me senti útil e maduro como juiz, profissional e cidadão?.

?Sempre me esforcei para ser um bom juiz. Cuidei dos meus processos. Estudei, pensei, refleti, nunca parei de aprender. Aproveitei todas as experiências que a vida e os outros me proporcionaram ao longo desse caminho. Sou grato a todos os que me permitiram aprender. Acho que usei bem o tempo que passou?, salientou.

Após o encerramento da solenidade, os presentes se dirigiram ao saguão de entrada do TRF4, onde Leal Junior descerrou sua foto na Galeria dos Desembargadores Federais, acompanhado da esposa, dos filhos e da presidente Marga Tessler.

Foto: Diego Beck
Leal Junior descerra fotografia ao lado da família e da desembargadora Marga

Fonte: TRF4

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Novo desembargador federal do TRF4 é empossado. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/trf4-noticias/novo-desembargador-federal-do-trf4-e-empossado/ Acesso em: 29 jul. 2025