O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Vilson Darós, recebeu na tarde de hoje (6/4) uma comitiva de Marau (RS). Estavam presentes o coordenador dos Juizados Especiais Federais da Região Sul, desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz, o prefeito da cidade, Vilmar Zanchin, que também preside a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, o presidente da Câmara de Vereadores, Albino Pertile, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município, Loreno Reveilleau.
Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de instalação de um Juizado Especial Federal Avançado na cidade, ampliando o atendimento jurisdicional à comunidade, que é vinculado à Subseção Judiciária de Passo Fundo (RS). Atualmente, o município de cerca de 40 mil habitantes possui uma demanda de mais de 800 processos só em matéria previdenciária.
O desembargador Brum Vaz elogiou o esforço das autoridades municipais, que se comprometeram em ceder o espaço físico e auxiliar na instalação e custos iniciais, ressaltando que essa atitude é um grande passo para o sucesso da reivindicação. O presidente do TRF4 comprometeu-se a encaminhar o projeto para análise de viabilidade, reafirmando o interesse do tribunal em ampliar esse atendimento, facilitando a aproximação da comunidade com a Justiça Federal.
Estiveram presentes também o chefe de gabinete da Presidência da OAB/RS, Júlio Cezar Caspani, e os advogados Ildomar Marodim e Jair Poletto Lopes, respectivamente vice-presidente e conselheiro da OAB em Marau.
![](/trf4/upload/editor/axt_9736_tela.jpg)
Fonte: TRF4