O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Vilson Darós, recebeu nesta tarde (14/10), no Gabinete da Presidência, uma comitiva com representantes do litoral norte do RS.
O grupo, liderado pelo prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, pediu a instalação de uma vara federal no município, alegando a crescente demanda judicial na região. Bolzan entregou ao presidente um relatório que definiu como ?Processo de Justificação?, no qual estão disponíveis dados que embasam o pedido.
Darós recebeu o relatório e definiu a iniciativa como importante, entretanto, explicou que a instalação de novas varas federais depende de uma série de critérios estipulados pelo Conselho da Justiça Federal, que está analisando a necessidade de cada município. Conforme o desembargador, existem locais com excessiva demanda e que deverão ser priorizados no próximo ano.
Também participaram da reunião o prefeito de Xangri-Lá, Celso Bassani, o presidente da Câmara Municipal de Osório, Ivan Borba, o vice-presidente da OAB de Osório, Henri Endris, o diretor do Centro Empresarial de Osório, Joel Dadda, o diretor da Faculdade Cenecista de Osório, Adelar Hengemühle, os vereadores Luiz Ramos e Maria Isabel da Silva Pereira, e os deputados estaduais Adão Vilaverde e Gilmar Socela.

Fonte: TRF4