O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Vilson Darós, recebeu hoje (26/10) à tarde, em seu gabinete, a visita de uma comitiva da região de Ijuí (RS). O grupo, formado por mais de 25 pessoas, veio pedir a instalação de uma vara da Justiça Federal no município, localizado a cerca de 400 quilômetros da capital gaúcha.
A comitiva era composta, entre outras autoridades, pelos advogados Claudio Lamachia e Izaura Melo de Freitas, respectivamente presidentes da OAB/RS e da subseção da Ordem em Ijuí; pelo prefeito do município, Fioravante Ballin, pelos deputados estaduais Gerson Burmann e Jerônimo Goergen, pelo desembargador federal aposentado Nylson Paim de Abreu e pelo advogado Amadeu Weinmann. Também integraram o grupo juízes estaduais, vereadores de Ijuí e de outras cidades da região, prefeitos de municípios vizinhos, empresários e outros advogados.
O grupo reiterou o pedido de instalação de uma vara federal do município e entregou um levantamento com dados sobre a região, como número de habitantes, PIB e infra-estrutura local.
O desembargador Vilson Darós afirmou estar muito feliz e honrado com a expressiva delegação que veio pleitear a instalação de uma vara federal em Ijuí. ?O interesse da região está demonstrado pela expressividade da comitiva?, salientou.
A escolha das localidades que irão receber novas unidades da JF cabe ao Conselho da Justiça Federal (CJF), o que ainda não foi feito, explicou o presidente do TRF4. Conforme Darós, a previsão é de que, em 2010, sejam instaladas 46 varas em todo o Brasil, mas ainda não se sabe quantas virão para a Região Sul e nem para o RS.

Grupo com mais de 25 pessoas foi recebido pelo presidente do TRF4
Fonte: TRF4