TRF1

Roraima sedia I Jornada de Planejamento e Gestão da Esmaf

 O presidente do TRF/1.ª Região, desembargador federal Jirair Aram Meguerian, abriu, na manhã de 26 de novembro, a I Jornada de Planejamento e Gestão, em Boa Vista. A Jornada, com palestras distribuídas ao longo dos dias 26 e 27, é promovida pela Escola de Magistratura Federal da 1.ª Região (Esmaf).

O desembargador Carlos Eduardo Moreira Alves, vice-diretor da Escola, expressou a satisfação de promover e participar da I Jornada de Gestão e Planejamento da Escola de Magistratura Federal da Primeira Região, “intensificando esses ciclos de estudo e de formação e aperfeiçoamento dos seus magistrados com o desenvolvimento de temas pontuais do nosso dia-a-dia de julgamentos e atividades”. Frisou que “a temática escolhida sugere a busca de caminhos para minimizarmos um problema que aflige a todos nós: a demora na prestação jurisdicional – e o que todos queremos é uma justiça célere e eficaz”.

O diretor do foro da Seção Judiciária do Estado de Roraima, juiz Atanair Nasser, mostrou-se emocionado com a realização da jornada, já que há quase três anos sonhavam “conseguir trazer um evento oficial para Boa Vista”, o que agora se concretiza com a oportunidade de sediar um evento do Tribunal, da Escola de Magistratura, com o apoio da Ajufe e da Ajufer. Agradecendo a todos os presentes, disse: “desde o sonho de Ícaro de voar, o homem nunca deixou de sonhar e, por isso mesmo, chegou até a lua. A nossa missão aqui também vai sentir o nosso sonho de transformar essa Boa Vista em uma maravilhosa vista”.

Já o presidente do Tribunal, Jirair Aram Meguerian, afirmou ser este encontro de suma importância porque trata de uma questão vista e conhecida por todos, não só magistrados, mas todos os operadores do direito, e “tanto a necessidade de gestão como o funcionamento do Poder Judiciário são matérias importantes para o dia-a-dia da nossa profissão também, mas infelizmente não são sequer tocadas de leve nos bancos escolares”.

A programação do dia prosseguiu com as palestras, do professor Américo Marques Ferreira, “Gestão do tempo e otimização de resultados”, do juiz federal Marcelo Dolzany da Costa, “O juiz e o desafio de julgar, gerenciar e administrar”, do juiz federal Carlos Henrique Borlido Haddad, “Técnicas de aceleração processual”, e do juiz federal Marcelo Eduardo Rossito Basseto, “Simplificação de procedimentos e perícias nos juizados especiais federais”.

 Também estiveram presentes ao evento o juiz federal Régis de Souza Araújo, representante da Associação dos Juízes Federais da Primeira Região; Silvana Gandur Pigari, representante do prefeito de Boa Vista, procuradora-geral do município; Márcio Augusto de Lima Mourão, superintendente da Caixa Econômica Federal em Roraima, entre outros. 

Marco Antonio Delgado

Assessoria Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Fonte: TRF1

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Roraima sedia I Jornada de Planejamento e Gestão da Esmaf. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/trf1-noticias/roraima-sedia-i-jornada-de-planejamento-e-gestao-da-esmaf/ Acesso em: 29 fev. 2024