O presidente do TRF/1.ª Região, desembargador federal Jirair Aram Meguerian, participou, na tarde de 12 de novembro, do II Seminário de Estudos Jurídicos da Amazônia Ocidental, no auditório da Justiça Federal de Rondônia.
Após a composição da mesa e apresentação de um vídeo contendo o Hino Nacional e cenas do território brasileiro, o presidente Jirair declarou abertos os trabalhos e convidou o diretor do foro da Seção Judiciária do Estado de Rondônia, Herculano Martins Nacif, para fazer uso da palavra. O juiz federal diretor do Foro prestou especial saudação ao presidente do Tribunal, em nome do qual também saudou os demais componentes da mesa, as autoridades civis e militares e a todos os demais participantes do Seminário. “A Seção Judiciária de Rondônia sente-se muito honrada em promover esta tertúlia jurídica, recebendo nobres convidados, composto por público estudantil das faculdades de direito de Porto Velho, dos operadores do direito e dos mui dignos expositores”, disse, enfatizando depois a “honra em receber, em um mesmo evento, o presidente do Tribunal e também o vice, Antônio Souza Prudente”. Ainda agradeceu à juíza Carmen Elisângela Dias Moreira de Resende e a todos os demais envolvidos na organização do Seminário.
O presidente Jirair destacou a grande importância do evento, não só para o Brasil, mas para todos os países do mundo.
Destacou também que, na 1.ª Região, estudos têm sensibilizado o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Governo Federal e o Congresso Nacional, havendo uma preocupação crescente com o meio ambiente, e citou matéria que deve fazer parte da pauta do Encontro Internacional de Copenhague, na Dinamarca,
Na sequência, houve a apresentação da palestra inaugural, cujo tema foi “O crime organizado e o papel do Poder Judiciário”, proferida pelo juiz federal Odilon de Oliveira. O Juiz Odilon iniciou sua fala questionando o poder da justiça diante da criminalidade existente em todos os cantos do mundo, mas dizendo já a solução: “Depende não só daquelas pessoas que labutam com o direito, mas também das que são destinatárias do direito”.
Após a reunião, foi celebrada a reinauguração da sala de treinamentos Juíza Federal Marilena Soares Reis Franco, do Centro Pró-Memória, sala Desembargador Federal Eli Goraieb, e da biblioteca Juiz Federal José Wilson Ferreira Sobrinho.
Também fizeram parte da mesa de honra, além do presidente, do vice-presidente do Tribunal e do diretor do Foro, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14.ª Região, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, o juiz federal da 3.ª Vara federal de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, Odilon de Oliveira, e o procurador-chefe do Ministério Público Federal de Rondônia, Francisco de Assis Marinho.
Hoje, dia 13, o seminário continua com a realização de mais quatro palestras. A primeira delas será proferida pelo vice-presidente, desembargador federal Souza Prudente, sobre a “Tutela jurisdicional de urgência e desenvolvimento sustentável”.
Marco Antonio Delgado
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região
Fonte: TRF1