Representantes do Conselho da Justiça Federal, da Secretaria de Orçamento Federal (SOF) do Ministério de Planejamento Orçamento e Gestão e os secretários de Administração e de Planejamento Orçamentário e Financeiro do Tribunal Regional Federal da Primeira Região visitaram, na manhã do dia 28 de julho, o canteiro de obras onde está sendo construída a nova sede do Tribunal, em Brasília, obra que avança a passos largos dentro do cronograma, com 85% da área do subsolo concluída, conforme informações da Divisão de Engenharia (Dieng) do Tribunal. Essa área corresponde à maior parte do terreno e sobre ela serão erguidos, a partir de agosto próximo, os blocos A ? gabinetes dos desembargadores e Biblioteca; B ? Plenário, Salão Nobre e Galeria de Presidentes; C ? salas de sessões, setor de taquigrafia e Ascom, e D ? Administração, auditório, secretarias.
Ainda segundo a Dieng, a área já construída equivale a 55% ou
A Secretaria de Orçamento Federal é o órgão responsável pela destinação de recursos para obras em andamento em todo o País. De acordo com Felipe Daruich, diretor do Departamento de Programas Especiais da SOF, este é o momento em que a Secretaria está elaborando o orçamento de 2012 ?e nós temos que colocar recursos para todas as ações de governo, e uma das ações de governo é essa obra?, explicou. ?É interessante a gente visitar uma obra muito grande, de certa forma cara, antes de fazer a alocação de recurso; antes de fazer a previsão, nós resolvemos passar aqui para checar?, afirmou. Ele fez uma avaliação positiva do andamento dos trabalhos. ?Estou bem impressionado, porque esta obra teve problemas no início, e agora vejo que foram sanados.?
Para Gustavo Bicalho, da Secretaria de Orçamento do Conselho da Justiça Federal (CJF), a visita é importante para verificar de perto o andamento da obra: ?o olhar, de fora, é só terra, e esta visita aqui foi bastante promissora no sentido de conhecer como está a construção em si; pela informação dos engenheiros, quase 50% do concreto da obra já está aqui, nos três pavimentos do subsolo, por isso acho que a visita foi bastante interessante para o TRF obter recursos pra continuar a obra o ano que vem.?
O secretário de Administração do TRF, Ruiter Ramos, considerou a visita dos dois órgãos importante para uma mudança de visão em relação à construção da nova sede do Tribunal: (…)?normalmente só se fala da obra com problemas de execução, e a verificação in loco dá oportunidade aos técnicos desses órgãos de realmente ter a dimensão dos trabalhos que estão sendo executados?, pontuou. Ele adiantou que a obra está rigorosamente dentro do cronograma, inclusive com possibilidade de antecipar a execução.
Carlos Frederico Bezerra, secretário de Planejamento Orçamentário e Financeiro do TRF, também fez uma avaliação positiva da visita. ?É importante, porque mostra a preocupação que a Secretaria de Orçamento Federal está tendo para com o Tribunal; vejo como muita proveitosa?, afirmou. ?Que a visita possa demovê-los para o atendimento ao nosso pleito no orçamento de 2012, se não na totalidade, pelo menos na maior parte, já que a obra ganhou corpo e volume, o que poderá ser avaliado por meio dos relatórios, demonstrando que os recursos são realmente necessários?.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região
Fonte: TRF1