TRF1

II SEJAO prossegue com palestras

No segundo dia do II Seminário de Estudos Jurídicos da Amazônia Ocidental, no auditório da Justiça Federal de Rondônia, a juíza federal Carmen Elisângela Dias Moreira de Resende, compondo a mesa de honra com o vice-presidente do TRF/1.ª Região, desembargador federal Antônio Souza Prudente, e com o procurador da República em Rondônia Heitor Alves Soares, abriu os trabalhos convidando o servidor Vitor Silva para falar sobre a importância do dia do descarte central no TRF da 1.ª Região. Na seqüência, leu o currículo do vice-presidente Souza Prudente, que apresentou a palestra “Tutela jurisdicional de urgência e desenvolvimento sustentável”.

O magistrado iniciou sua fala lembrando “os riscos dos avanços irresponsáveis da biotecnologia – já por nós denunciados na clássica sentença dos transgênicos, nos idos de agosto de 1999 – sem dúvida alguma, responsáveis por todas as epidemias que até aqui têm assolado a humanidade – a referir-se apenas às últimas, a gripe aviária e a gripe suína”; e a responsabilidade que o Poder Judiciário tem sobre esses resultados negativos.

Ainda pela manhã, os presentes assistiram à palestra “Elite do crime e laxismo penal”, com o procurador da República Daniel de Resende Salgado. Já no período da tarde, “Sistema penal no terceiro milênio: desafios e perspectivas”, com o juiz federal Élcio Arruda, e “Direito à razoável duração do processo: desafios e concretização”, com o juiz federal Francisco Martins Ferreira.

O presidente do TRF, dirigindo-se especialmente aos jovens estudantes e aos operadores do direito que nasceram ou residem no estado de Rondônia, pediu para que não se esqueçam de dois grandes motivos de orgulho: a condição de garantia das nossas fronteiras e, também, a de defesa da Amazônia, de suma importância para a sobrevivência do ser humano e de toda a vida no planeta Terra.

Marco Antonio Delgado

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1.ª Região

 

 

Fonte: TRF1

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. II SEJAO prossegue com palestras. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/trf1-noticias/ii-sejao-prossegue-com-palestras-2/ Acesso em: 22 abr. 2025