O TRF 1.ª Região recebeu nesta terça-feira, 24 de julho, a visita de um grupo de estudantes sul-americanos representantes da Argentina, Bolívia, Chile e Brasil. Organizado em conjunto pelas fundações Hanns Seidel e Liberdade e Cidadania, o intercâmbio tem como objetivo fomentar o compromisso político de jovens líderes daqueles países, promover o conhecimento mútuo dos sistemas políticos das nações vizinhas e incentivar a integração regional de jovens líderes latino-americanos.
Os visitantes ? três argentinos, dois bolivianos, dois chilenos e um brasileiro ? escolheram assistir a uma sessão da 3.ª Turma sobre direito penal e, em seguida, dirigiram-se ao plenário, onde foram recebidos pelo secretário-geral da Presidência, Paulo Cardoso de Oliveira.
Após as boas-vindas, o secretário-geral falou ao grupo sobre a história do Tribunal, explicou o funcionamento do órgão, mencionou projetos futuros que pretendem aumentar a celeridade das resoluções processuais e convidou a perguntas.
Na ocasião, o grupo discutiu assuntos diversos, como combate a crimes contra o meio ambiente e ao narcotráfico, ressaltando formas de os países interagirem e atuarem conjuntamente. Também surgiram questões a respeito da formação e preparação dos magistrados da 1.ª Região.
Ao final, os visitantes conheceram o Memorial do TRF/ 1.ª Região.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região
Fonte: TRF1