TCE/RS

ESPM e TCE-RS promovem maratona de checagem de dados

Foto Noticia
O curso de Jornalismo da ESPM-Sul vai promover, pela primeira vez, uma maratona de checagem de dados juntamente com o Tribunal de Contas do Estado. A atividade, também é promovida pela Escola de Gestão e Controle Francisco Juruena do TCE-RS.


Aos participantes, no dia 16 de outubro, será fornecido um curso em forma de palestra com o diretor-geral do TCE-RS, Valtuir Pereira Nunes, sobre como utilizar os bancos de dados do portal da instituição. Na oportunidade, serão divulgadas as regras da competição.

Para a diretora do curso de Jornalismo da faculdade, Janine Lucht, essa maratona será um grande diferencial para os alunos. “O jornalismo de dados é uma área que tem se mostrado como alternativa ao jornalismo tradicional e a conexão de todas as informações só se consegue através da estatística”, comentou. Além disso, ela ressaltou a importância de os alunos aprenderem a utilizar os sites de bancos de dados.

Os alunos da ESPM-Sul que quiserem participar devem formar times com dois ou três integrantes, sendo, pelo menos um dos integrantes jornalista. As inscrições  ocorrem no dia 17 outubro.

O alunos poderão apresentar reportagens nas modalidades de impresso, rádio, TV e multimídia. O texto para impresso deve ser entregue em PDF, contendo nove mil caracteres. A matéria de rádio deve ser no formato mp3, com até cinco minutos e entregue por meio de link do SoundCloud. Para TV, a reportagem deve ter cinco minutos, podendo ser em formato mp4, mpg, mov, avi, wmv. A multimídia deve ser um link da matéria publicada em blog. As reportagens devem ser entregues no dia 28 de outubro. Os cinco melhores trabalhos serão escolhidos por uma banca interna formada por professores da faculdade e passarão para a segunda fase.

A utilização da base de dados do TCE-RS é condição fundamental para a construção das reportagens. Entretanto, outros critérios jornalísticos e estatísticos serão utilizados para escolher a melhor reportagem. Sendo eles:

Jornalísticos
-Valendo um ponto: uso correto da linguagem (originalidade, estilo, concisão, coesão e edição); idoneidade das informações, correta contextualização do tema na abordagem jornalística e criatividade no desenvolvimento da pauta.
-Valendo dois pontos: diversidade e qualidade das fontes; pautas cujo desenvolvimento leve a uma maior compreensão sobre o tema escolhido; potencial impacto da reportagem na promoção de mudanças e ineditismo, e diferenciação do material jornalístico.

Estatísticos
-Valendo um ponto: utilização de informações do banco de dados, fazendo análises a partir da geração de gráficos não disponibilizados pelo sistema de pesquisa; utilização de informações do banco de dados, fazendo análises a partir do cálculo de medidas estatísticas e análises transversais (ao longo do tempo) dos indicadores disponíveis, identificando taxas de variação.
-Valendo um ponto e meio: análises transversais (ao longo do tempo) dos indicadores disponíveis, identificando taxas de variação e fazendo projeções para valores futuros e análises de correlação entre indicadores.
-Valendo dois pontos: análise de clusters e utilização de ferramentas estatísticas mais elaboradas (ANOVA, análise fatorial, conjunta ou multidimensional).

No dia 31 de outubro, os cinco grupos finalistas farão uma apresentação de 15 minutos para uma banca externa formada por profissionais do mercado, sendo, pelo menos, um integrante do TCE-RS. No mesmo dia, será divulgada a equipe vencedora. Os vencedores garanhão um certificado e todos os participantes terão 15 horas complementares para registro acadêmico.

Fonte: ESPM Sul

Priscila Oliveira – Assessoria de Comunicação Social



Fonte: TCE/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. ESPM e TCE-RS promovem maratona de checagem de dados. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2014. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tcers/espm-e-tce-rs-promovem-maratona-de-checagem-de-dados/ Acesso em: 10 out. 2024