STF

TV Justiça: Programa Brasil.Jus chega ao Mato Grosso do Sul

TV Justiça: Programa Brasil.Jus chega ao Mato Grosso do Sul

O Brasil.Jus, programa da TV Justiça, mostra nesta semana como as ações da Justiça de primeira instância influenciam a comunidade em duas cidades de Mato Grosso do Sul: Coxim e Terenos.

Em Coxim, mais conhecida como capital do peixe, há 38 mil habitantes. É o portal do Pantanal, um dos principais pontos de pesca do país. Lugar também de um problema social grave: o abandono de crianças e adolescentes. Por isso, o juiz Davi Gomes criou, na cidade, o Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura, o chamado GAAM. A ideia é buscar a solução para os menores abandonados. Formado por voluntários, o grupo procura um novo lar para meninos e meninas que precisam ser adotados. "Temos problemas de falta de vagas nas casas abrigo. Então fazemos um trabalho no sentido de conscientizar a sociedade sobre a importância de uma adoção", explica o juiz.

Já em Terenos, um município tipicamente rural, lugar de muitos assentamentos de Reforma Agrária, a metade da população – 14 mil habitantes –, mora no campo. Para atender a essa demanda, foi criado o projeto "Justiça no campo". O objetivo é garantir que os juízes cheguem onde o problema está. Assim, o magistrado não fica no gabinete para tentar resolver as questões de briga de terra, por exemplo. "Se você quer resolver os problemas, é preciso que seja com diálogo, buscando o entendimento, amigavelmente. Isso engrandece esse trabalho, torna a nossa esperança maior em relação ao futuro do Judiciário, que ele efetivamente vá para perto da comunidade", defende o juiz Berlange, autor do projeto.

Para conhecer melhor a iniciativa, não perca: O Brasil.Jus estreia nesta segunda-feira, às 20h30. Reapresentações: terça, às 18h; quinta, às 13h30 e sexta, às 22h30.

Fonte: STF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. TV Justiça: Programa Brasil.Jus chega ao Mato Grosso do Sul. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/stf-noticias/tv-justica-programa-brasil-jus-chega-ao-mato-grosso-do-sul/ Acesso em: 11 dez. 2023