STF

Programa Repórter Justiça mostra o drama de doentes mentais e a legislação voltada para estes brasileiros

Programa Repórter Justiça mostra o drama de doentes mentais e a legislação voltada para estes brasileiros

Como e onde tratar as pessoas diagnosticadas como doentes mentais? O "Repórter Justiça" vai mostrar o que diz a lei sobre saúde mental.

Você vai conhecer ainda o movimento antimanicomial, que busca acabar com o tradicional modelo de hospitais psiquiátricos que vigorou por mais de um século no país. Nossas equipes mostram relatos de quem procurou atendimento no sistema público de saúde e precisou contar com a ajuda do Ministério Público para garantir atendimento básico. E as experiências em clínicas que adotam novas posturas e filosofias no tratamento de pessoas com problemas neurológicos.

Existem defensores e oponentes ao antigo e ao novo modelo, mas todos concordam que o portador de transtorno mental também tem direitos e o principal deles é ser tratado com dignidade. “O Brasil pode ter hospitais bons, pode ter lugares que comportem doentes mentais, que proporcionem uma vida alegre, diz o paciente Adriano Batista Machado.

O "Repórter Justiça" vai ao ar nesta sexta-feira, às 21h30, podendo ser visto durante a semana nos horários alternativos e agora também no YouTube. Acesse www.youtube.com/stf

 

Horários alternativos: sábado – 18h / segunda-feira – 13h30 / quarta-feira – 18h

 
Fonte: TV Justiça 

Fonte: STF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Programa Repórter Justiça mostra o drama de doentes mentais e a legislação voltada para estes brasileiros. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/stf-noticias/programa-reporter-justica-mostra-o-drama-de-doentes-mentais-e-a-legislacao-voltada-para-estes-brasileiros/ Acesso em: 22 jun. 2024