STF

Ministra arquiva investigação de descaminho contra parlamentar paranaense

Ministra arquiva investigação de descaminho contra parlamentar paranaense

A pedido do Ministério Público Federal, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie determinou o arquivamento da Petição (PET) 4622, que investigava a suposta prática do crime de descaminho por parte do deputado federal Francisco Beckert – o Chico da Princesa (PR-PR).

A investigação foi aberta depois que uma vistoria realizada Polícia Rodoviária Federal em um ônibus que seria de propriedade do parlamentar, em janeiro de 2006, constatou que o veículo transportava “mercadorias de origem e/ou procedência estrangeira introduzidos no país irregularmente, em desacordo com a legislação vigente”.

O deputado juntou aos autos documentos comprovando que havia realizado a venda do veículo vistoriado pela polícia antes do ocorrido. Diante disso, o Ministério Público concluiu que “os fatos noticiados não podem ser atribuídos ao parlamentar, que à data da apreensão das mercadorias já havia transferido o veículo a terceiro e comunicado a transferência às autoridades competentes”, e encaminhou parecer para a relatora do caso no STF, ministra Ellen Gracie, pedindo o arquivamento das investigações contra o parlamentar.

Em sua decisão, a ministra lembrou que é pacífico o entendimento do STF no sentido de que, “inexistindo, nos autos de investigação criminal, elementos que justifiquem, a critério do procurador-geral da República, o oferecimento de denúncia, não pode o tribunal, ante a declarada ausência de formação da opinio delicti, recusar o pedido de arquivamento deduzido pelo chefe do Ministério Público”.

MB/LF

Fonte: STF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Ministra arquiva investigação de descaminho contra parlamentar paranaense. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/stf-noticias/ministra-arquiva-investigacao-de-descaminho-contra-parlamentar-paranaense/ Acesso em: 13 jun. 2024