STF

Iluminuras entrevista autora sobre obra de Biodireito

Iluminuras entrevista autora sobre obra de Biodireito

No programa "Iluminuras" desta semana, uma obra rara da Biblioteca do Superior Tribunal de Justiça. O livro “A Nova Escola Penal”, publicado em 1894, foi escrito por Augusto Olympio Viveiros de Castro, que foi ministro do Supremo Tribunal Federal. O livro é o primeiro escrito sobre Sociologia Criminal na língua portuguesa. Discorre sobre a nova escola penal, a classificação científica dos criminosos, os fatores do crime e a instituição do júri. Relata ainda as ideias dos principais chefes da instituição e expõe os problemas enfrentados na época.

O quadro "Encontro com Autor" mostra uma conversa com a mestre em Direito Comparado, professora de Direito Civil e advogada, Claudia Regina Magalhães Loureiro. Ela fala sobre a obra: "Introdução ao Biodireito". “A minha obra foi centrada na sua totalidade no jusnaturalismo. Então eu procurei ser fiel à essa visão jusnaturalista, (…) defendendo o direito à vida do embrião”, diz a autora.

E no quadro "Ex-Libris", os livros preferidos do ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho José Ajuricaba da Costa e Silva. Filho e sobrinho de poetas, José Ajuricaba é um amante da literatura, das artes e da música. Ele guarda livros da literatura grega, inglesa, latino-americana, italiana, brasileira, americana, alemã. Depois que completou 80 anos começou estudar violino, seu grande sonho desde criança.

O programa "Iluminuras" é uma inovação da TV Justiça. Com o formato de uma revista eletrônica voltada para a literatura jurídica, ele reúne as novidades editoriais do setor e muito mais. Ele também está no YouTube. Para ver este programa, basta acessar www.youtube.com/stf.

Inédito: quarta-feira – 22h

Horários Alternativos: sexta-feira – 18h / sábado – 21h / terça-feira – 13h30

 
Fonte: TV Justiça

Fonte: STF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Iluminuras entrevista autora sobre obra de Biodireito. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/stf-noticias/iluminuras-entrevista-autora-sobre-obra-de-biodireito/ Acesso em: 22 jun. 2024