Da Redação e Da Rádio Senado
O senador Wilson Matos (PSDB-PR) anunciou em Plenário que vai apresentar um projeto determinando a implantação o ensino fundamental em tempo integral em todo o país. Segundo explicou, de acordo com a proposta, o processo será gradativo, com início em 2017 e o cumprimento da meta final em 2025.
Wilson Matos lembrou que o Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que, até 2024, 50% das escolas brasileiras deverão oferecer tempo integral a pelo menos 25% dos seus alunos.
Segundo ele, essas metas são insuficientes, pois o sistema continuará discriminatório e excludente, fazendo com que muitos alunos abandonem as escolas por desmotivação.
– Temos que ter um projeto pedagógico que contemple 50% a mais de aprendizagem em conteúdos específicos em matemática, ciências e língua portuguesa. O restante do tempo deverá ser dedicado à aprendizagem de artes, filosofia e esportes, entre outros.
Wilson Matos disse que não faltará dinheiro para a implantação do ensino em tempo integral, já que a União deverá destinar 10% do PIB à educação até 2024, além de parte dos royalties do pré-sal.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Senado