Senado

Visitas guiadas ao Senado são retomadas

[Foto: ]

Interrompidas desde o dia 10 de agosto, as visitas turísticas ao Senado foram retomadas nesta sexta-feira (16). Entre os visitantes, um grupo de dez fiéis da Igreja Anglicana São Natanael, de North Port, Flórida, mostrou-se encantado com a arquitetura do Palácio do Congresso Nacional. A contadora aposentada norte-americana Joana Lander era uma das mais entusiasmadas ao final do percurso.

– A arquitetura é maravilhosa, espetacular. O que mais gostei foi do Túnel do Tempo. Pude conhecer um pouco mais da história do Brasil. A estrutura do teto também é muito interessante. Os jardins são muito bem cuidados. Na visita à Câmara, adorei poder sentar nas cadeiras do Plenário e me imaginar fazendo parte dos acontecimentos políticos – afirmou Joana Lander, que estava sendo ciceroneada pelo bispo anglicano da diocese de Brasília, Maurício Andrade. No primeiro dia em Brasília, eles conheceram, além do Congresso, a Torre de TV, o Memorial JK e o Itamaraty. Neste sábado (19), conhecerão obras sociais no Novo Gama e no Paranoá.

Joana elogiou igualmente o guia Thiago Andrade, funcionário da Câmara. As visitas ao Congresso são feitas de forma integrada entre as duas casas do Congresso.

O Tour Senado volta a ocorrer todos os dias – inclusive aos sábados, domingos e feriados – das 9h30 às 17h, sem interrupções. A cada 30 minutos sai um grupo, partindo do Salão Negro. A entrada é feita pela rampa de acesso ao prédio que fica voltada para a Esplanada dos Ministérios.

O Senado havia suspendido a visitação como forma de prevenção contra a epidemia da gripe A (H1N1), conforme informações prestadas pela Secretaria de Assistência Médica e Social da Casa.Durante este período, a Câmara dos Deputados optou por continuar com a visitação, apresentando apenas as suas dependências.

Com o retorno do Senado à atividade, os grupos voltam a ser conduzidos por monitores das duas Casas do Congresso, que se revezam percorrendo um roteiro que mostra os pontos principais da Câmara e do Senado. A duração aproximada é de 50 minutos e as visitas são gratuitas. Para visitantes individuais ou pequenos grupos não é necessário agendamento prévio.  Chegando ao Salão Negro, basta aguardar o início da próxima visita guiada.

 Para grupos com 15 ou mais pessoas, ou com necessidades especiais, deve-se solicitar o agendamento da visita à Seção de Visitação da Câmara, através do endereço eletrônico http://www2.camara.gov.br/conheca/visiteacamara/formulario-de-visitacao/. No pedido da visita devem constar o dia e o horário desejados.

As visitas também podem ser marcadas pelos telefones (61) 3216-1771 ou 3216-1772, das 9 às 17h, pelo fax (61) 3216-1773 ou pelo endereço de correio eletrônico visitas@camara.gov.br. Nos dias úteis, o Regimentos Interno das duas Casas não permite a entrada de visitantes trajando shorts, bermudas, calças “Capri” ou “corsário”, camisetas sem mangas ou chinelos. Crianças com menos de 12 anos podem trajar shorts ou bermudas sem restrições.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Visitas guiadas ao Senado são retomadas. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/visitas-guiadas-ao-senado-sao-retomadas/ Acesso em: 19 abr. 2024