Senado

Vanessa Grazziotin saúda os 45 anos da Zona Franca de Manaus

[senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) ]
Página Multimídia

A Zona Franca de Manaus teve em 2011 faturamento superior ao Produto Interno Bruto de países como Panamá, Bolívia e Paraguai. A informação foi dada pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) que saudou os 45 anos de existência da Zona Franca, completados nesta terça-feira (28).

A senadora disse que em 2002 o Polo Industrial de Manaus, base de sustentação da Zona Franca, faturou US$ 9 bilhões. Em 2011, essa conta superou os US$ 40 bilhões de dólares. Ao todo, há 123 mil empregos diretos e 500 mil indiretos gerados a partir da Zona Franca.

O complexo de indústrias tem cerca de 550 empresas de alta tecnologia e constitui um dos maiores e mais modernos polos da América Latina. Esse grupo de empresas, disse a senadora, torna Manaus responsável por 1,5% do PIB brasileiro e a coloca como uma das 20 melhores cidades brasileiras para se fazer negócios.

– A Zona Franca é um modelo de desenvolvimento regional de relevância estratégica para a economia do Brasil. Além dos ganhos econômicos e sociais, esse modelo contribui para a preservação ambiental e para conter o desmatamento da Amazônia – frisou.

Isso se daria porque a dinâmica criada pela Zona Franca teria permitido, nas palavras de Vanessa Grazziotin, um desenvolvimento da atividade industrial com baixo índice de utilização dos recursos florestais.

– Essa é uma alternativa econômica que dispensa a exploração predatória da floresta – afirmou.

Tributação

Vanessa Grazziotin destacou, contudo, a necessidade de se reavaliar nacionalmente a taxação das indústrias da área, já que a região onde estão inseridas essas empresas tem baixos níveis de desenvolvimento humano inferiores à média nacional. Para ela, os recursos arrecadados deveriam ser reaplicados nos estados da região amazônica. Além do Amazonas, as bancadas de Roraima, Rondônia, Acre e Amapá também reivindicam a reaplicação do que é pago em tributos pelas indústrias ligadas à Zona Franca.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Vanessa Grazziotin saúda os 45 anos da Zona Franca de Manaus. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/vanessa-grazziotin-sauda-os-45-anos-da-zona-franca-de-manaus/ Acesso em: 21 mai. 2024