Senado

Uso sustentável do bambu é tema de programa da TV Senado

[Foto:]

O uso sustentável do bambu é o tema do programa EcoSenado, que a TV Senado apresenta neste domingo (21) às 2h15, 11h15 e 19h45. Vegetal de crescimento rápido e bem adaptado aos diferentes tipos de solo brasileiro, o bambu ainda é pouco explorado no país, apesar de ser encontrado em grandes quantidades em todos os estados, principalmente no Acre e na Bahia.

Com cerca de 1.250 espécies diferentes espalhadas pelo planeta, o bambu tem múltiplas utilidades, como para a construção de andaimes na China, para ajudar os operários nas reformas de prédios e edifícios.

Neste programa, a equipe do EcoSenado mostra estudos e possibilidades para o uso sustentável do bambu e analisa os motivos que impedem que o uso do bambu seja tão difundido no Brasil como é em países como China e Japão.

Em entrevista ao programa, o professor e arquiteto Jaime Almeida, diretor do Centro de Pesquisa e Aplicação do Bambu e Fibras Naturais da Universidade de Brasília (UnB), fala da importância do trabalho que vem desenvolvendo e das perspectivas do bambu como material para a construção civil.

Saúde

Já o programa Repórter Senado apresenta reportagem sobre um laboratório que está sendo montado no Instituto Butantan, em São Paulo. Será a primeira fábrica da América Latina para a produção de vacinas contra o vírus da gripe A (H1N1).

O Repórter Senado foi conhecer o laboratório e registrou as pesquisas que estão sendo desenvolvidas para ajudar no combate a esta e outras doenças contagiosas, que periodicamente assustam o mundo.

O programa mostra como são feitas as vacinas e qual a importância delas para a saúde da população. As reportagens analisam, também, porque o país conseguiu vencer doenças como o sarampo e a difteria, que até a década de 1970 atingiam milhares de pessoas por ano, mas ainda não se livrou de males seculares como malária, dengue e febre amarela, consideradas “doenças da pobreza”.

A equipe da TV Senado visitou laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, da Fundação Butantan, em São Paulo e do Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará. O programa vai ao ar neste sábado (20), às 20h30, com reprises no domingo (21), à 1h, 13h30 e 21h.

Economia

Com o tema “Desenvolvimento e pobreza no Brasil”, o programa Agenda Econômica apresenta neste sábado (20), às 16h30 e às 21h30, entrevista com o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann. Ele defende a necessidade de uma “revolução educacional” para combater a pobreza no Brasil.

Pochmann afirma também que a redução da pobreza no país exige ainda a concretização da reforma agrária e a reforma do sistema tributário nacional. A entrevista será reprisada no domingo (21) às 11h30 e às 22h.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Uso sustentável do bambu é tema de programa da TV Senado. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/uso-sustentavel-do-bambu-e-tema-de-programa-da-tv-senado/ Acesso em: 18 jun. 2024