Senado

Simon defende firme combate à corrupção e elogia projeto de Lula

[Foto: senador Pedro Simon (PMDB-RS)]

A decretação da prisão preventiva do governador licenciado do Distrito Federal José Roberto Arruda representa um passo importante no combate à corrupção e na luta contra a impunidade, disse nesta sexta-feira (19) o senador Pedro Simon (PMDB-RS). Ele também elogiou projeto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que prevê punição para empresas envolvidas em corrupção.

Na opinião do parlamentar, a prisão de Arruda será um marco para o país.

– Pela primeira vez na história do Brasil um homem público, em pleno exercício de seu mandato, dorme por algumas noites na prisão. Isso é muito positivo para a moralização da coisa pública – lembrou o senador.

De acordo com Simon, é necessário que os escândalos políticos de Brasília sirvam de exemplo para que o país encontre saídas concretas para combater os desmandos administrativos e a corrupção. Do contrário, observou, a nação continuará a acompanhar, atônita, escândalos como os de Brasília.

Pedro Simon elogiou a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de enviar ao Congresso Nacional, já na próxima semana, projeto de lei que responsabiliza, civil e criminalmente, empresas que fraudarem licitações, pagarem propina a servidores públicos ou praticarem “maquiagem” de serviços e produtos aos governos federal, estaduais e municipais.

– Irei pedir urgência para a aprovação desse projeto. Na prática, a proposta abre caminho para combater com todo rigor o principal elo da corrupção no país, que são os corruptores – afirmou o senador.

O parlamentar enfatizou que, ao longo de sua vida pública, sempre defendeu a aprovação de uma lei para combater os corruptores, geralmente alojados em empreiteiras e empresas que tomam parte em licitações públicas “e que usam métodos escusos para fraudar obras através do aliciamento de servidores públicos”.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Simon defende firme combate à corrupção e elogia projeto de Lula. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/simon-defende-firme-combate-a-corrupcao-e-elogia-projeto-de-lula/ Acesso em: 22 jun. 2024